PDA

View Full Version : Laje Nervurada



bono3d
2007-05-03, 06:19 AM
Alguém saberia me informar como fazer laje nervurada (estrutural) no Revit 2008?

Obrigado.

alexjusti
2007-05-08, 03:07 AM
Olá!

A laje nervurada precisa ser modelada através de famílias in-place.

Vá até o menu lateral MODELING / CREATE /FLOOR.

Dê um nome á nova laje. Serão habilitados os comandos SOLID FORM e VOID FORM para a modelagem.

Outra idéia é fazer uma família de componentes do tipo Generic Model para poder parametrizar altura, largura, profundidade e quantidade de nervuras.

Esse é um ítem que sugeri na wish list da Autodesk.

bono3d
2007-05-12, 06:13 AM
Alex,
vc é o cara....

Vou iniciar a lição de famílias do seu livro agora.
Depois posto os resultados com a laje nervurada. A propósito, qual a tradução de laje nervurada?

Abraço,
Fabiano Araújo

alexjusti
2007-05-14, 05:09 PM
Só tento ajudar...hehehe

abraços

bono3d
2007-05-15, 11:53 PM
Segue ai minha primeira tentativa de laje nervurada...

http://i3.photobucket.com/albums/y92/faraujo/LajeNervurada.jpg
http://i3.photobucket.com/albums/y92/faraujo/LajeNervuradaPersp.jpg


Só não consegui salvá-lo como família...
Quero aprender a fazê-lo parametrizado. Alguém tem um tutorial ensinando?

Abraço,
Fabiano Araújo

bono3d
2007-05-17, 02:37 AM
Amigos,
tentei refazer a mesma laje acima, porém no tamanho de 100m x 50m e o Revit não deu conta. Ficou extremamente lento e parou...

Qual seria a saída?

alexjusti
2007-05-17, 02:49 PM
Tenta fazer como família generica, pois assim, poderá parametrizá-la.
Use o template METRIC GENERIC MODEL.RFT.

Abraços

bono3d
2007-05-18, 05:06 AM
Justi,
vou experimentar esse troço cabuloso chamado p a r a m e t r i z a ç ã o.
Pq vc não disse que preparou um vídeo disso? Vc sempre surpreende...

Para quem estiver afim de aprender:
http://video.google.com/videoplay?docid=5935982702275191701&hl=en


Abraço!

bono3d
2007-05-18, 05:32 AM
Esqueçam o que disse sobre ser cabuloso....

O vídeo do Justi desmistifica tudo.
Parabéns Justi!

Só não consegui aplicar o conceito na laje. Se for para parametrizar uma só célula ainda vai... Como vocês sugerem?

alexjusti
2007-05-20, 02:55 AM
O problema está todo na lógica da parametrização. Parametrizar até que é fácil, mas definir o que será parametrizado é que é dificil.

Minha sugestão é desenvolver parâmetros por células mesmo.
Dica: você pode fazer cotas gerais e trancá-las. Basta clicar nas próprias cotas logo depois que foram criadas para aparecer um cadeado. Com isso, trancasse as cotas gerais e parametriza-se as cotas secundárias.....ou também pode ser ao contrário.

Tenta aí.

abraços

bono3d
2007-05-20, 10:47 PM
Blz Justi.
Apliquei e tudo funciona bem, porém o modelo continua pesadíssimo ainda...

E a única forma que encontrei de esconder os edges entre as células foi clicando em cada um dos 500 componentes usando o Linework/Invisible.

Tem algum jeito de não saquei ainda?

Valeu!

arq.rfernandes
2007-08-11, 05:11 PM
Cuidado com a famílía generic model ... depois não dá para listar em tabela ...

Nas famílias in-place tb podemos parametrizar quase à semelhança das famílias standard ... vejam as opções

armindo
2007-09-03, 10:20 AM
Com esta familia penso irá resolver o problema.

http://www.revitcity.com/downloads.php?action=search&keywords=waffle&user_name=

Bom trabalho.

ricardocardial
2007-09-13, 03:29 PM
Eu estou com esse problema também.
Quero fazer uma laje nervurada, que repita automaticamente as nervuras, com tamanhos de 54 x 54 cm....e espaçamento entre elas, de 6 cm.

A foto do Bono3D mostra bem isso...

Mas o único jeito seria criar eles elementos VOID vinculados a laje ?

Eu tenho que copiar um a um ? é isso ?

Queria saber como o BONO3D fez essa laje da figura. Qual foi o procedimento ?

Não existe família de LAJES...então como fzer para incluir o objeto ?

Aliás, eu vi que podemos criar PERFIS e inserir como materiais na laje...seria isso ?

ruivenda
2007-09-16, 12:04 PM
E porquê ateimar em fazer esta lage a 3d???? Pensem... Quanto mais vértices, arestas e/ou faces um modelo tiver, mais pesado se torna... E não é por ser o Revit que isto não é verdade. Todos funcionam assim: revit, 3ds max, autocad, entre muitos outros.

POr isso quem precisa disso a 3d??? Façam uma familia de detalhe (repeating detail) bem parametrizada, que depois "esboraca" a laje nos cortes... E os cortes ficam bem. Depois e se no 3d também é importante, percam algum tempo a fazer um bom material que "simule" isso. Depois tá feito. Se for necessário para a planta de tectos, simples, percam tempo a fazer uma trama que simule também os "cocos" vistos de frente... E tá feito...

E sim... Cuidado com as familias genéric model. Estas depois não são contabilizadas nas tabelas de quantidades, fundamentais em muitos aspectos para fins de medições...

Portanto, para quê estar a pesar desnecessáriamente um ficheiro??? Os fins não justificam os meios... Desculpem mas é a minha opinião... É um erro pensar que o revit é tão bom que tudo tem de ser feito a 3d. Olhem pra trás para o tempo em que usavam o autocad e DESENHAVAM TUDO A 2D... POr isso desenhar uma ou duas coisas a 2d agora com o revit não doi... Certo????