PDA

View Full Version : Lista de Comandos Abreviados



rapfonseca
2008-10-29, 12:19 PM
como faço para acessar lista comandos no autocad

Filipe Francisco
2008-10-29, 01:03 PM
como faço para acessar lista comandos no autocad

F1 (HELP)

Command Reference > Commands e tens lá todos os comandos do AutoCAD



Cumprimentos :beer:

gilson.modesto735955
2008-10-29, 03:16 PM
Ei, Efeefe, na versão 2009 e na 2008 que não ha a lista de comandos na F1, somente a lista de atalhos. Acredito (sou um homem de fé), que o rapaz queria a lista de comandos mesmo. E isto ele encontra ou aqui:
TOOLS > CUSTOMIZE > ACAD.PGP

Ou aqui:

EXPRESS > TOOLS > COMMAND ALIAS EDITOR

Duvida...era isto mesmo que ele queria?

Guy F Lapouble
2008-10-31, 02:13 AM
Pelo que eu pude entender, o Renato, queria isso mesmo a lista de comandos do pgp.
será que era isso mesmo?
Saudações atleticanas
Guy

rapfonseca
2008-10-31, 01:52 PM
isso mesmo valeu. Guy saudações tudo bem mas atleticanas so se for choro. Obrigado

gilson.modesto735955
2008-10-31, 09:02 PM
Valeu, é? Tão paga, pô, que hoje é sexta-feira e preciso de algum ´pro chopp.

Brogueira-CADptbr
2008-10-31, 11:07 PM
Lista de Comandos é uma coisa e aí o Filipe deu a resposta certa.

Lista de Comandos Abreviados então aí temos a resposta que foi dada depois.

Fica aqui o esclarecimento.

Alterei o nome do tema para que seja mais claro a quem faça uma pesquisa futura no Forum.

gilson.modesto735955
2008-11-01, 09:28 AM
João,

Explicita melhor isto; quando eu digito:
M (Comando MOVE) ou
TR (Comando TRIM) ou
etc, etc, não estou a dar um comando ao Autocad?
Então estes que estão no PGP voce não classificaria como comandos?
Tendi a filigrana entre comandos e comandos abreviados não, entenderia entre comandos e aliases ou atalhos.

Estou repisando porque entender a fundo e um dia chegar a aprendiz de mestre de Autocad é meu foco.

Brogueira-CADptbr
2008-11-01, 10:20 AM
O ACAD.PGP é uma forma de evitar que os usuários/utilizadores do AutoCAD tenham de escrever por exemplo:

offset em vez de o para fazer um offset (cópias paralelas)
line em vez de l para desenhar linhas
rectangle em vez de rec para desenhar rectangulos ou quadrados

além do mais os comandos do AutoCAD não podem ser mudados pois fazem parte do próprio código da aplicação (que não é aberto ou seja vem codificado). Porém o acad.pgp é perfeitamente editável e customizável por quem o desejar fazer (por exemplo você pode com o acad.pgp colocar o c como abreviatura de LINE e aí você irá desenhar linhas escrevendo c e dando o enter).

Passando para outra área da vida se você me tratar por J não está chamando por mim pois eu só entendo João como sendo o meu nome. A não ser que me tenha habituado desde pequeno a me chamarem de J (o que não foi o caso). Aí você chamaria por J e certamente eu nem repararia que estava chamando por mim.

O acad.pgp antes da versão 14 do AutoCAD era feito por cada usuário/utilizador e havia quem escolhesse a letra C para COPY de copiar em vez de CP como agora vem por defeito.

Em linguagem de programação o acad.pgp trata-se dum conjunto de "alias" ou seja algo que o programa entende como uma substituição deliberada, voluntária de um comando por uma abreviatura/atalho (conjunto de letras mais pequeno que torna mais fácil o trabalho). Em vez de invocar/chamar/solicitar um comando pelo seu nome completo você está usando um atalho. Como esses atalhos podem ser definidos por nós, em boa verdade não podemos confundir comandos com suas designações abreviadas, pois estas podem ser alteradas. Comandos são inalteráveis e longos com muitas letras. Pode-se trabalhar com comandos mas na realidade trabalha-se sim com atalhos/abreviaturas/alias de comandos pois de outra maneira daria uma mão de obra danada e perder-se-ia muito tempo a digitar comandos.

É bom não confundir entre o que são comandos do AutoCAD que nos são impostos pela própria Autodesk com abreviaturas que nós convencionamos/inventamos/escolhemos para chamar de forma rápida esses mesmos comandos. É uma questão de correcção de linguagem.

Uma das listas de comandos mais famosa entre os cadistas de todo o mundo (em especial os que falam inglês) é a http://www.hyperpics.com/commands/ que poderá consultar e ver que existem versões que tinham uns comandos e que agora já não têm e outros comandos novos que só apareceram recentemente. pode verificar que nesta lista de comandos por baixo destes tem os respecitos Command Alias(es) ou seja comandos abreviados/atalhos.

Se pretender consultar a lista de comandos que eu falo acima pode ir aqui (http://www.hyperpics.com/downloads/resources/General/AutoCAD_2009_Commands_Quick_Guide.pdf).

Espero ter ajudado a compreender/entender a razão da minha observação.

Qualquer esclarecimento adicional é só colocar a questão. :)

gilson.modesto735955
2008-11-03, 02:57 PM
Ainda bem que não terei que pagar pela aula.

fabio.comis
2008-11-18, 11:11 AM
Bom dia a todos,

Gostaria de acrescentar uma informação, uma opção para os comandos resumidos é a edição ou utilização do padrão do PGP conforme aqui explicado, outra maneira é a utilização do lisp "acad.lsp".
Quando carregado faz prevalecer suas abreviações, inibindo as do PGP, para tudo voltar ao normal precisamos apenas remove-lo e pronto, tudo volta como antes, acho isso interessante quando utilizo um outro computador por um determinado tempo, assim não altero a configuração do PGP de outro usuário.

Um grande abraço a todos,
Fábio

Guy F Lapouble
2008-11-20, 02:49 AM
Fábio, sim realmente, muito bem apontado isso. Pois é muito chato usar um computador com pgp, diferente do que estamos acostumados.
Abraço
Guy

jorgeanjos
2008-11-25, 12:28 PM
Olá,

Eu utilizo outro processo para ter acesso aos meus comandos abreviados.

Na minha Pen Disk tenho uma directoria apenas com um ficheiro Dwg e o Acad.Pgp que utilizo normalmente.

Quando me deparo com um computador com abreviaturas diferentes das minhas, inicio o AutoCAD “clicando” duas vezes no ficheiro que está na Pen, assegurando desta forma que o primeiro Pgp que o AutoCAD irá à procura é o da directoria corrente, ignorando o que está na directoria Support.

Durante muitos anos usamos um processo semelhante na empresa, com directorias de arranque específicas para cada utilizador num local na rede. Desta forma ultrapassávamos a enorme diferença que havia nos Pgp's.
Hoje já não sentimos esse problema porque resolvemos, com algum esforço no início, uniformizar a nossa forma de trabalhar e passar a usar os comandos tal como vêm no Pgp original.

Até breve.

Jorge Anjos

fabio.comis
2008-11-27, 01:33 PM
Jorge Anjos,

Unificar a utilização do computador, enfim dos comandos no CAD por exemplo é interessante, mas não é o mais produtivo, dependendo da situação muitos não produzem como de costume quando sai de seus costumes, eu por exemplo sou um deles neste caso. Por outro lado, muitas pessoas mal passam perto desses comandos pelo fato de utilizarem apenas o mouse.
Padronização tem que haver, mas imposição na utilização deixa de ser pragmático e outra, temos ferrramenta para isso.
Usar o PGP original, não é tão prático assim além de ser incompleto, isso acaba nos limitando.

É apenas uma opnião, não me leve a mal.
Um grande abraço,
Fábio Comis

jorgeanjos
2008-11-27, 10:36 PM
Olá Fábio,

Não foi uma imposição mas um mútuo acordo :).

Concordo que uma normalização forçada pode ser redutora, por isso medidas deste tipo têm que ser bem avaliadas.

O número de comandos usados em média, a flexibilidade dos utilizadores, a utilização flutuante, a adaptação a novas versões, o tempo gasto com a personalização e a comunicação com os estagiários e os novos utilizadores que
na esmagadora maioria usam os comandos originais foram factores entre outros que pesaram na decisão de mudar, que acabou por confirmar-se vantajosa.
Quanto às ferramentas para contornar a diferença entre PGP´s, essas continuam disponíveis, caso algum utilizador da empresa queira quebrar a "regra" :).

Funcionou bem connosco, obviamente que poderá não funcionar em outro local ou em outras condições. Foi apenas a minha opinião sobre comandos abreviados.

Gostei de ler a sua opinião.

Um abraço

Jorge Anjos