Results 1 to 4 of 4

Thread: Formato read-only para trabalhos CAD

Member

Default Formato read-only para trabalhos CAD

Boas

Gostaria de saber se é possível gravar ou exportar um trabalho executado em AutoCAD (versão 2005 ou superior) num qualquer formato que permita unicamente leitura?

Esta questão prende-se com o facto da obrigatoriedade de colocar peças desenhadas num portal destinado a concursos para a execução de obras públicas.

Gravar os referidos trabalhos em formato PDF não permite que os concorrentes façam quaisquer medições no mesmo, no entanto os formatos DWG ou DXF poderão dar azo a um aproveitamento de uma parte ou até mesmo da totalidade dos trabalhos para outros fins externos ao concurso público.

Obrigado

100 Club

Default Re: Formato read-only para trabalhos CAD

o autocad possui um formado chamado DWF que é proprio para distribuição via internet.
    este formato inicialmente era usado para visualização de projetos. mas hoje já pode ser usado como referencia externa.

agora quanto a sua preocupação quando ao uso indevido dos seus arquivos. sou obrigado a dizer que não existe travamente 100% seguro. mas dependendo do seu nivel de conhecimento do programa voce pode tentar usar o DOSLIB para travar algumas funções do seu arquivo DWG.

Quote Originally Posted by samuel.223779 View Post
    Boas

Gostaria de saber se é possível gravar ou exportar um trabalho executado em AutoCAD (versão 2005 ou superior) num qualquer formato que permita unicamente leitura?

Esta questão prende-se com o facto da obrigatoriedade de colocar peças desenhadas num portal destinado a concursos para a execução de obras públicas.

Gravar os referidos trabalhos em formato PDF não permite que os concorrentes façam quaisquer medições no mesmo, no entanto os formatos DWG ou DXF poderão dar azo a um aproveitamento de uma parte ou até mesmo da totalidade dos trabalhos para outros fins externos ao concurso público.

Obrigado

Member

Quote Originally Posted by arq.fabios View Post
    o autocad possui um formado chamado DWF que é proprio para distribuição via internet.
    este formato inicialmente era usado para visualização de projetos. mas hoje já pode ser usado como referencia externa.

agora quanto a sua preocupação quando ao uso indevido dos seus arquivos. sou obrigado a dizer que não existe travamente 100% seguro. mas dependendo do seu nivel de conhecimento do programa voce pode tentar usar o DOSLIB para travar algumas funções do seu arquivo DWG.
    Antes de mais, obrigado pela resposta.
    Já tinha ouvido falar do formato DWF, mas não estou familiarizado com ele.

Como é que posso criar um ficheiro em formato DWF?

Quais são as propriedades do ficheiro DWF, ou seja, é possível ver e medir um desenho neste formato?

É necessário algum software específico para lidar com ficheiros DWF?

Obrigado
    Last edited by samuel.223779; 2009-07-30 at 01:02 PM.

100 Club

então para converter um arquivo dwG em DWF, voce usa uma das impressoras que já vem configuradas no programa, DWG to DWF.pc3

quanto as propriedades, voce tem as mesmas de um DWG, mas não pode alterar ele. isso a nivel de projeto
    porque existe um programa, se não me engano chamado Designer Review da AutoDesk que se eu não me engano é gratuito. e com ele voce consegue fazer marcações do DWF como faria em uma folha de papel durante uma revisão de projeto

Quote Originally Posted by samuel.223779 View Post
    Antes de mais, obrigado pela resposta.
    Já tinha ouvido falar do formato DWF, mas não estou familiarizado com ele.

Como é que posso criar um ficheiro em formato DWF?

Quais são as propriedades do ficheiro DWF, ou seja, é possível ver e medir um desenho neste formato?

É necessário algum software específico para lidar com ficheiros DWF?

Obrigado