Ola,
primeiramente gostaria de me apresentar sou Juliano, sou DBA trabalho com Oracle e SQLServer, MySQL também, caso fale alguma besteira me desculpe, nunca trabalhei com nenhum software CAD/3D.


Decidi ajudar um amigo meu que trabalhar com SolidWorks 3D CAD e Autodesk inventor, a montar uma maquina melhor, atualmente ele vive sofrendo com um desktop fraquinho.
Ele cria pecas/partes para plataformas e navios, peças proporcionalmente pequenas ate um metro de AxLxP, se precisar de mais detalhes vejo com ele.

Comecei a ler diversos foruns, posts, artigos, blogs, manuais e o quanto esta sendo possível. Uma maquina Workstation infelizmente para nosso orçamento é cruel demais.

Como eu estou com algumas peças paradas aqui em casa, decidimos montar uma maquina, sabemos que as workstations são homologadas pelos fabricantes dos softwares, por isso estamos tentando minimizar os possíveis problemas.

Atualmente tenho uma placa-mae Asus Crosshair-V Formula, Cooler Corsair H100, Fonte Corsair 850AX e um gabinete Corsair Carbide 400R.


Por enquanto esta assim o planejado:

Torre: Corsair Carbide 400R (já tenho)
Fonte: Corsair 850 AX (já tenho)
Cooler: H100 (já tenho) e "Corsair Airflow Fan Memory Cooler CMXAF2" para memoria
Placa-Mae: Asus Crosshair-V Formula (já tenho)

Do que falta, escolhi as peças abaixo:
Processador: FX-8350
Memorias: Corsair DDR3 1866 32GB (CMD32GX3M4A1600C9)
Armazenamento: SSD Samsung 840 Pro 128GB (comprei 2x, vou fazer um RAID-0... total 256 GB de Disco)
Placa de Video: FirePro W7000
Monitor: Dell U2713HM

Justificativas/motivos da escolha, custo x beneficio tentei ponderar uma boa maquina em ate onde podemos pagar.

Processador:
Como a placa-mae é AM3+, escolhi o modelo FX-8350. pois o valor ficou bem atrativo. Cerca de R$570
Já que para importar um FX-9370 ou FX-9590 ficaria bem mais caro.
E não ficando tão longe do concorrente direto o I7-3770.
Quando der, pulamos para os XEON's... mas só no futuro.

Memorias:
Por enquanto escolhi a Corsair DDR3 1866 32GB (CMD32GX3M4A1600C9) pelo bom desempenho e por confiar também na marca corsair, Custo em torno de R$ 1000~1200.
Também avaliei as memorias da G.Skill.





Armazenamento:
Baseado no ranking e alguns comparativos, testes que vi pela internet, a relação de custo x beneficio, achei ótimo. Cerca de R$750, importando.
I/O eu sei que não será um problema.



Placa de Vídeo:
Escolhi a FirePro w7000, com valor de ate R$2000 para gastar com a placa de vídeo, a relação custo x benéfico em relação ao seu concorrente direto a Quadro K4000.

Vi diversos comparativos, testes, como sou leigo no mundo de CAD/3D achei equilibrada a disputa, a FirePro custando ate menos da metada da Quadro nao fica tão atrás como a maioria fala.
Achei ate um post de um cara falando que com o valor de uma Quadro k4000, ele comprou duas w7000 e fez CrossFire, achei legal.

Passando da Quadro K4000 ou FirePro W7000... o valor sobe demais para nosso orçamento.


Monitor:
Escolhi o Dell U2713HM, pela qualidade e algumas recomendações que vi em fóruns no valor de R$ 2000.
Pode ser que compre o U2312HM que também é bom e com valor de R$ 700



Como não sou da area, tenho muitas duvidas:
- Memoria precisa ser ECC?
- A escolha da placa de video, a FirePro é muito inferior a Quadro?
- Monitor é uma boa escolha?

No geral acredito não ter feito uma má configuração, comparado ao que ele usa hoje... esta mudando de Uno para uma BMW M5... no futuro nos chegaremos no Bugatti Veyron.... rsrs

Como informei, tenho estudado sobre os requisitos dos aplicativos, mas como a necessidade é um pouco diferente da minha, ainda estou bem no inicio.
Quem tiver dicas/sugestões favor me enviar.
Caso eu lembre de algo a mais, informo.

Obrigado.