Page 1 of 2 12 LastLast
Results 1 to 10 of 15

Thread: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

  1. #1
    Member adrisoares's Avatar
    Join Date
    2003-07
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    0

    Default MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Submeti no "wishlist" o pedido para que no futuro se pudesse atribuir LWEIGHTS às várias linhas que compoem uma MLINE e a hipótese de cada linha estar em leyers diferentes. Por exemplo: uma viga IPN vista por cima tem linhas a cheio com espessura grossa por serem contornos e que poderiam estar numa layer de "Contornos", tem linhas a tracejado e numa espessura inferior por serem as faces invisíveis da alma da viga e tem uma linha fina de traço-ponto que é a linha de eixo da viga e que poderia estar numa layer de "linhas de eixo". Enquanto o pedido não é satisfeito (se é que o será) conhece alguma rotina LISP que tenha esta funcionalidade ?

    Por outro lado gostaria de reportar um "bug" que já venho notando há muitos anos em várias edições do AutoCAD, incluindo a 2007.
    Cotando sequencialmente uma planta de casa ao longo do eixo Y, as cotas que se referem à espessura das paredes não ficam estéticamente correctas se ficarem alinhadas pela "dimension line" pelo que as rodo e as coloco prependicularmente a essa linha. Vou à janela de diálogo de "Properties - FIT - Text movemente" e escolho "move text no leader", depois vou ao "Properties - Text - Text Rotation" e aí está o Bug. A rotação está considerada 0º apesar de na realidade estar a 90º. Se eu inserir 0º ou 90º o resultado é o mesmo, o texto não roda. Mas se inserir 0.0001 o texto já roda para a posição de 0º.
    É triste nas minhas acções de formação (nos vários IEFPs de Portugal" ter que ensinar este truque aos alunos informando que este é um "bug" ainda por corrigir.
    Cumprimentos
    Adriano Soares
    Portugal

  2. #2
    Português Forum Moderator Brogueira-CADptbr's Avatar
    Join Date
    2003-08
    Location
    Porto-Portugal
    Posts
    416
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Adriano,

    Obrigado pela sua participação.

    Pedia-lhe que sempre que possível colocásse apenas um assunto em cada Thread. Isto possibilita a quem faça buscas por Thread encontrar com mais facilidade a informação que procura. Permite também uma mais fácil resposta aos temas em causa já que existem membros que se interessam por umas coisas e outros que se interessam por outras.
    João Greno Brogueira
    Moderador dos Fóruns em Português do AUGI
    Skype:joaobrogueira
    augi@brogueira.com
    www.topcadexperts.com

  3. #3
    Português Forum Moderator Brogueira-CADptbr's Avatar
    Join Date
    2003-08
    Location
    Porto-Portugal
    Posts
    416
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Com relação à sua questão sobre cotas, em desenho arquitetónico, será que lhe é possível anexar algumas imagens que permitam melhor entender qual o problema.

    Por exemplo mostrar como ficam as cotas indesejadas e qual o resultado depois da intervenção que diz ser necessário fazer.
    João Greno Brogueira
    Moderador dos Fóruns em Português do AUGI
    Skype:joaobrogueira
    augi@brogueira.com
    www.topcadexperts.com

  4. #4
    Member adrisoares's Avatar
    Join Date
    2003-07
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Ok, use-se o attachment BUG.DWG (release 2007).
    Na FASE 1 usando o Estilo de Dimensionamento "SOARES" cotei a parede começando de baixo para cima, usando o DIMCONTINUE.
    As cotas das paredes 0,25 ficam mal posicionadas, por isso uso o PROPERTIES e seleccionando as duas cotas 0,25 vou a Fit - Text Movement - Move Text no Leader, e as cotas ficam posicionadas conforme a FASE 2. No entanto quero rodá-las para ficarem horizontais conforme a FASE 3, continuando na janela de PROPERTIES vou ao Text - Text Rotation e vejo que indica rotação 0 graus quando deveria indicar 90 graus. Tento 90 ou 0 e as cotas mantém-se inamovíveis. Para conseguir a FASE 3 tenho que introduzir uma rotação de 0.0001.
    Informe-me se seguiu esta rotina.
    Grato pela atenção.
    Adriano Soares
    Attached Files Attached Files

  5. #5
    Woo! Hoo! my 1st post
    Join Date
    2006-04
    Posts
    1
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Como o compreendo, Adriano Soares!..Também sinto a mesma necessidade em rodar o texto de cotas mais pequenas para conseguir posiciona-lo entre as linhas de chamada.
    Também tenho utilizado o mesmo método,apesar de ser muito pouco rigoroso.
    Caso tenha encontrado alguma outra soluçao, agradeço a partilha da mesma...

    Bem-haja

    Nuno Rocha

  6. #6
    Português Forum Moderator Brogueira-CADptbr's Avatar
    Join Date
    2003-08
    Location
    Porto-Portugal
    Posts
    416
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Após uma longa conversa telefónica com o Adriano combinei com ele mandar-lhe algumas imagens de como eu abordaria o problema. Espero que a minha sugestão ajude (caso corresponda ao que pretendem) embora eu não siga o mesmo método.

    Aqui vai o que eu consegui sem rotação de texto:



    Como?

    Passo a explicar (estas imagens foram conseguidas no 2800 Preview mas sem utilizar Cotas Anotativas).

    Primeiro ajustei os valores que estão sublinhados a amarelo:


    em seguida ajustei o tamanho dos traços ("setas") para:




    Quanto ao texto defeni-o assim




    e por fim em matéria de ajustes defini desta forma




    Espero ter ajudado .
    João Greno Brogueira
    Moderador dos Fóruns em Português do AUGI
    Skype:joaobrogueira
    augi@brogueira.com
    www.topcadexperts.com

  7. #7
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Esse BUG já foi reportado umas 500 000 vezes á Autodesk mas pelos vistos ainda não tiveram tempo...

    Eu uso exactamente o seu expediente para contornar esse venerável BUG.

    Cumprimentos

  8. #8
    Português Forum Moderator Brogueira-CADptbr's Avatar
    Join Date
    2003-08
    Location
    Porto-Portugal
    Posts
    416
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Gostava de saber se a minha sugestão resolve ou não o problema?
    João Greno Brogueira
    Moderador dos Fóruns em Português do AUGI
    Skype:joaobrogueira
    augi@brogueira.com
    www.topcadexperts.com

  9. #9
    Member adrisoares's Avatar
    Join Date
    2003-07
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    João,

    O tipo de cotagem proposto por ti com cotas horizontais resolve os problemas de quem goste desse tipo de cotagem.

    Na maioria dos casos, as plantas de fundações, paredes etc, são para serem interpretadas por mestres de obras ou pedreiros que não estão para (ou não sabem) fazer contas, e querem l� as cotas todas, incluindo as paredes de 0,15 ou o afastamento da umbreira das portas (0,07 a 0,10) � parede adjacente,e nesse caso a porca torce o rabo. Por outro lado � perigoso manter o comprimento das linhas de chamada das cotas com comprimentos uniformes e tão afastado dos elementos a cotar. Pode-se dar o caso de ter uma janela afastada 0,25 de uma parede 0,15 e o operário constroi uma parede de 0,25... e quando chega a hora de sacudir a água do capote, sobra para o projectista.

    Em todo o caso, o desenho de construção civil não se rege por normas regidas como acontece com o metalúrgico, regido por centenas de DINs e ISOs, desde a espessura do traço, as legendas, etc. Por isso cada desenhador/projectista dever� usar o seu bom gosto e opções pessoais, mesmo que estas tenham sido importadas do tempo da Rotring/Graphos/Tira-linhas. E já nesse tempo, e porque os executantes da obra gostam de rodar as plantas conforme se movimentam na obra, é mais fácilmente legivel ter as cotas alinhadas pelas paredes externas. Nesse caso as cotas menores, de paredes devem ser movidas para cima ou rodadas a 90 graus.

    Penso que neste caso a ferramenta - AutoCAD - deve servir o desenhador, e não vice versa.

    Quando se tinha uma Staedtler que pingava muita tinta ou cuja ponta arranhava muito, mudava-se para a Rotring, e neste caso a AutoDESK tem que pensar que existem outras canetas i.e.: Microstation, Catia, Arc+ etc.
    Last edited by augi574259; 2007-03-14 at 09:55 AM.

  10. #10
    Português Forum Moderator Brogueira-CADptbr's Avatar
    Join Date
    2003-08
    Location
    Porto-Portugal
    Posts
    416
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG

    Adriano,

    Será que isto está mais próximo do que pretendes?



    Por favor comenta.

    Caso esteja posso documentar como fiz para alterar do anterior para este.

    Obrigado.
    João Greno Brogueira
    Moderador dos Fóruns em Português do AUGI
    Skype:joaobrogueira
    augi@brogueira.com
    www.topcadexperts.com

Page 1 of 2 12 LastLast

Similar Threads

  1. MLINES
    By Chud in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 0
    Last Post: 2011-11-03, 03:25 PM
  2. Improved Functionality of MLINES
    By autocad.wishlist1734 in forum AutoCAD Wish List
    Replies: 0
    Last Post: 2008-10-12, 04:46 PM
  3. Fillet MLines
    By autocad.wishlist1734 in forum AutoCAD Wish List
    Replies: 2
    Last Post: 2006-06-08, 08:09 AM
  4. Improvements to Mlines
    By autocad.wishlist1734 in forum AutoCAD Wish List
    Replies: 2
    Last Post: 2006-06-08, 08:08 AM
  5. Matchproperties of MLINES
    By autocad.wishlist1734 in forum AutoCAD Wish List
    Replies: 0
    Last Post: 2006-01-30, 02:53 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •