Results 1 to 8 of 8

Thread: Como você compartilha seus dados GIS ???

  1. #1
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    43
    Login to Give a bone
    0

    Default Como você compartilha seus dados GIS ???

    Olá Turma!

    Gostaria de lançar um pergunta a este fórum!

    Como ou Em Qual software você compartilha Mapas, Imagens, Vetores ou dados GIS em geral? Alguém já utilizou o MapGuide na versão 6.5 ? Você utiliza software livre para disponilização de dados via WEB ? Você já tinha ouvido falar em MapGuide Enterprise ?

    Espero que alguém responda!


    Abraços!

  2. #2
    Member
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP
    Posts
    25
    Login to Give a bone
    0

    Smile Re: Como você compartilha seus dados GIS ???

    Olá Fábio,

    Eu utilizo o MapGuide 6.5 para publicar todo o mapeamento que dispomos na PMSP. Estou com o Guide Enterprise para testar, mas confesso que ainda estou tendo alguns probleminhas de instalação. Espero resolvê-los em breve. Aí sim, eu estarei com uma das melhores ferramentas de publicação de Mapas na WEB do Mundo. Eu já tive a oportunidade de conhecer as características do Guide Entrprise, o achei incrivelmente poderoso e rico em recursos.

    Creio que a tendência das soluções desse tipo é partir para a edição de geometria (com uso de "OSNAP") diretamente pela Internet. Seria um grande passo à frente de seus concorrentes, se a Autodesk implementasse essas funcionalidades no novo MapGuide. Veja. Eu não estou sugerindo que criem ferramentas tão poderosas como as do AutoCAD, mas sim edições mais simples, porém, com precisão.

    Existe muita gente desenvolvendo edições de geometrias na WEB, mas até agora, eu só vi aplicações do tipo "paint brush", sem qualquer critério de precisão e consistência topológica. Assim é fácil, mas só traz problemas futuros de cartografia.

    Talvez eu precise de ajuda com o Guide Enterprise. Não vejo a hora de botá-lo para rodar.


    Valeu.

    []s,

  3. #3
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    43
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como você compartilha seus dados GIS ???

    Legal André,

    É Bom saber que o map guide está sendo usado em setores importantes como a PMSP. Você poderia nos descrever um pouco mais das funcionalidades que você disponibilizou através dele ?

    Em relação ao mapguide enterprise, concordo que ele seja uma excelente opção para WebMapping em relação a seus concorrentes: Tem uma arquitetura bem escalável, suporte a diferentes tipos de sistemas operacionais e browsers, suporte a padrões de mercado, forte interoperabiliade e acesso a dados a partir da tecnologia FDO, além de ser muito simples de configurar, administração remota, e disponível para desenvolvimento nas principais linguagens( java, .net, php).
    Com relação a edição com precisão na web, este é um assunto que precisar discutir um pouco mais, pois é realmente bem complexo. Caso queira podemos nos aventurar juntos neste nova arquitetura. O que acha ?

    Grande abraço,
    Fábio Gomes

  4. #4
    Member
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP
    Posts
    25
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como você compartilha seus dados GIS ???

    Na Prefeitura do Município de São Paulo, o MapGuide 6.5 é utilizado atualmente em dois projetos distintos, que são:

    Sob o gerenciamento da Prodam o MapGuide está disponibilizando o novo mapeamento da Cidade, que chega até o nível de edificações. Estão sendo criados diversos sub-projetos nas Secretarias com objetivos bem específicos, como controle das áreas públicas e a atualização do cadastro imobiliário. Esta Base Geográfica é com certeza uma das maiores em termos de massa de dados já criada na America do Sul e está armazena em Oracle Spacial, onde a sua renderização é feita através do MapGuide.

    Outro projeto com a utilização do MapGuide está sendo desenvolvido pela Secretaria da Habitação, onde ele disponibiliza todos dos dados Geográficos que expressam o panorama habitacional do Município, dentro de um Sistema de Gestão de informações da SEHAB. Esta Base geoespacial também está armazenada em Oracle e possui imagens do satélite Ikonos e ortofotos aéreas que cobrem todo o território do Município. Nesse Sistema é disponibilizada ferramentas de criação e edição de feições geográficas poligonais, lineares e pontuais diretamente dos clientes do MapGuide.

    Assim estamos avançando a cada dia com novas implementações utilizando as ferramentas da Autodesk.

  5. #5
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    43
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como você compartilha seus dados GIS ???

    Boa Noite André,

    Desculpe a demora em respondê-lo.

    Achei muitissimo interessante os casos que você descreveu. Você poderia nos precisar qual o número de feições gráficas vocês tem armazenado no oracle? Vocês utilizam oracle spatial ou apenas o locator? Vocês desenvolveram todas estas funcionalidades usando Asp ou cold fusion?

    Acredito que suas respostas poderão enriquecer ainda mais este forum.

    Ah! Ia me esquecendo. Parabéns pelos projetos realizados, Me pareceram realmento muito legais!

    Fábio Gomes

  6. #6
    Member
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP
    Posts
    25
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como você compartilha seus dados GIS ???

    Olá Fábio,
    Quanto ao número de feições, com relação ao Projeto da PMSP com Prodam eu não tenho acesso a essa informação, mas posso dizer que se trata de uma massa geográfica gigantesca.
    Quanto ao outro projeto da Habitação, este está no início da implementação, então massa geográfica ainda é incipiente, embora ambos manipulem imagens de alta resolução. No projeto da Habitação estamos utilizando o Oracle Enterprise Spacial v10g e as funcionalidades foram desenvolvidas em ASP.

    Eu não comentei anteriormente, mas eu realizei em conjunto com um amigo que desenvolve com o MapGuide 6.5, um projeto específico e bastante rico em funcionalidades para o Programa de Regularização Fundiária de uma outra Prefeitura do Estado de São Paulo.
    Esta aplicação consiste em extrair as informações do parcelamento no AutoCAD Map, usando VBa e alimenta um banco de dados Access. Do Map também é exportado um conjunto de arquivos para o formato SDF, que automaticamente é lido pelo MapGuide. Então no Guide tudo já está pronto e configurado. Pois nele eu posso gerar automaticamente os memoriais descritivos de qualquer polígono, posso alterar tanto os dados alfanuméricos como também o acesso principal de cada lote. Com isso ele emite os Títulos de Concessão para fins de Moradia para População de Baixa Renda, que são outorgados pelo Poder Público, como reconhecimento da posse do Lote por parte dos moradores que ali se estabeleceram. Estes Titulos são registrados em Cartório posteriormente.
    Esta sim, é uma aplicação de encher os olhos, pois com o uso das ferramentas Geoespaciais da Autodesk, foi possível contemplar um Programa Social de grande importância desde o início até a geração do produto final, possibilitando inclusive a gestão das informações num ambiente unificado e corporativo dentro da Prefeitura, onde não só estão armazenadas as feições da Regularização, como também toda a Base de Dados Geográfica e as Ortofotos do Município.

    Taí mais um "case" de sucesso.

    Obrigado pelo interesse e pela oportunidade que tive de mencionar a respesito desses trabalhos aqui no Fórum.

    Abraços.

  7. #7
    Member
    Join Date
    2007-11
    Posts
    5
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como você compartilha seus dados GIS ???

    Bom dia, gostaria de saber se alguém do fórum já fez um comparativo entre o Oracle Spatial e o PostGIS?

    Estou testando o Mapguide Opensource Enterprise com .Net C# e uma base SQL para algumas pesquisas. Gostaria de saber também se alguém tem utilizado estas ferramentas e possui experiência?

  8. #8
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    43
    Login to Give a bone
    0

    Smile Re: Como você compartilha seus dados GIS ???

    Olá Anderson,

    Você deseja traçar um comparativo entre ao Oracle Spatial e o PostGIS em relação ao seu funcionamento junto ao MGOS e o MGE, ou deseja apenas uma matriz de comparação entre as funcionalidades de ambos ?

    Se for a segunda opção, gostaria de sugeri-lo um artigo e um capítulo para um leitura inicial sobre o tema.

    http://www.prodemge.mg.gov.br/revist...2/pdf/SGBD.pdf
    http://www.dpi.inpe.br/livros/bdados/cap8.pdf

    Se for a primeira, sobre o que você gostaria de discutir ?

    Até mais.

Similar Threads

  1. 2013: Um canivete suíço para seus dados Revit
    By david.199936 in forum Revit - Platform
    Replies: 0
    Last Post: 2013-02-06, 06:26 PM
  2. Replies: 0
    Last Post: 2011-09-15, 03:09 PM
  3. ¿Como definir un alineamiento como borde de pavimento?
    By tengomuchoexito in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 1
    Last Post: 2009-11-16, 06:24 PM
  4. Acesso Banco de Dados via AutoLisp.
    By marangoni in forum AutoLISP
    Replies: 2
    Last Post: 2009-08-28, 11:54 AM
  5. Gerar Banco de Dados
    By sergiomgpenna in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 5
    Last Post: 2007-11-27, 10:01 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •