Page 2 of 3 FirstFirst 123 LastLast
Results 11 to 20 of 22

Thread: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

  1. #11
    Member
    Join Date
    2007-01
    Location
    Portugal, Paço de Arcos
    Posts
    30
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Quanto ao CI/sfb todas as pessoas com quem tenho falado ganharam alergia durante a faculdade!! Acho que quem o ensinou ou não percebia nada dele ou não o soube explicar. Existe um livro excelente da RIBA ( http://www.ribabookshops.com/site/vi...e.asp?pid=1466 )que explica detalhadamente a aplicação e inclusive tem um índice muito completo para pesquisa. Para catálogos não conheço melhor.

    A dificuldade que tenho com os americanos é a existência de vários standards aparentemente para a mesma coisa.

    O ideal seria definir um índice de informação técnica (tipo lista de peças escritas e desenhadas) que depois se prolongaria para medições, cadernos de encargos e catálogos técnicos.

    Quanto a layers, já existe a norma ISO e, apesar de complexa numa primeira fase, torna-se fácil se extrairmos apenas os layers que utilizamos.

    Esforços como o PRONIC ( http://ours2.inescporto.pt/ ) são meritórios mas pecam, na minha opinião, por surgirem desagarrados de um índice geral para a construção. Destinam-se exclusivamente a cadernos de encargos e são de pouca utilidade para a área de projecto (entenda-se desenho técnico, catálogos, etc).

    Voltando um pouco ao tema do tópico, penso que seria útil ter uma versão em português do ficheiro Masterformat ou Uniformat (não sei exactamente qual) que vem com o revit e que se destina às keynotes. Nós começamos a fazer o nosso com base no CISFB, mas não me importaria de mudar para um sistema mais completo.

    Para os mais interessados, http://www.csinet.org/s_csi/docs/9400/9361.pdf podem descarregar o Masterformat,

    Fica o link dos links
    http://www.csinet.org/s_csi/sec.asp?...D=&CID=5&DID=5

  2. #12
    Member
    Join Date
    2003-02
    Posts
    45
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Olá Pessoal
    Buenos Dias
    Será que vai atender bem nossas necessidades ? vem completão, muitas novidades e bastante diferenciados dos outros?. Rapidão vamos fazer uma Wish list de como nós o queremos ? Puxa más demorou a esperar.
    The less is More !
    lcchvacr

  3. #13
    I could stop if I wanted to
    Join Date
    2007-07
    Location
    London, UK
    Posts
    361
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Quote Originally Posted by lcchvacr View Post
    Olá Pessoal
    Será que vai atender bem nossas necessidades ? vem completão, muitas novidades e bastante diferenciados dos outros?. Rapidão vamos fazer uma Wish list de como nós o queremos ? Puxa más demorou a esperar.
    lcchvacr
    Não percebi nada do que disseste.
    Quanto a fazer alguma coisa pelo revit, este é o sítio errado.
    A conversa séria é no thread inglês.
    Aqui é só para perguntar como é que se mete uma janela numa parede :P

    Quote Originally Posted by f.ribeiro View Post
    A dificuldade que tenho com os americanos é a existência de vários standards aparentemente para a mesma coisa.
    O ideal seria definir um índice de informação técnica (tipo lista de peças escritas e desenhadas) que depois se prolongaria para medições, cadernos de encargos e catálogos técnicos.
    São vários standards, mas não correspondem à mesma coisa.
    O Masterformat e o Uniformat complementam-se, sendo que o primeiro especifica materiais e sistemas e o segundo a aplicação.
    Resumindo, o Uniformat é indicado para fazer a organização principal dos mapas medições, enquanto que o Masterformat serve para a classificação dos elementos no desenho, nas especificações técnicas, e já agora, também nas medições.
    Explicação da comparação em http://www.csinet.org/s_csi/view.asp...1379&DID=14664

    Toda esta conversa é muito interessante, mas 99% dos gabinetes fica-se pelo licenciamento da moradia e não sabe sequer detalhar, quando mais organizar uma estrutura de classificação da construção.
    Para além disso, de pouco serve a organização (tirando algum controle de qualidade, ok) se não se souber mexer numa base de dados, com um mínimo de noções de sql... e a grande maioria não sabe nem quer saber.

    Quote Originally Posted by f.ribeiro View Post
    Voltando um pouco ao tema do tópico, penso que seria útil ter uma versão em português do ficheiro Masterformat ou Uniformat (não sei exactamente qual) que vem com o revit e que se destina às keynotes. Nós começamos a fazer o nosso com base no CISFB, mas não me importaria de mudar para um sistema mais completo.
    Não tens de criar os ficheiro por completo. Eu fiz isso, mas sou burro
    Na prática, podes ir traduzindo partes conforme vão sendo necessárias.

    A minha conclusão azeda para este tópico é: O MERCADO PORTUGUÊS QUE SE ADEQUE AO AMERICANO!

    Abraços
    Last edited by Gonçalo Feio; 2008-09-23 at 03:11 PM.

  4. #14
    Member
    Join Date
    2003-02
    Posts
    45
    Login to Give a bone
    0

    Angry Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Quote Originally Posted by arqt49 View Post
    Eu quando era criança também acreditava no pai natal!
    Os standards em Portugal estão sempre em fase de estudo, elaboração, projecto, seminários, colóquios...
    Não vale mesmo a pena.
    Olá boas!
    RicardoCardial, Arq49-Gonçalo Feio, Décio Ferreira, f.ribeiro., Puxa vocês bateram na mesa e nos pratos com faca, garfo e colher pedindo o almoço e o jantar que ainda não trouxeram para a mesa. é por ai! Ripa na chulipa e pimbá na gorduchinha. Vamos cobrar no bom sentido!.
    The less is more! O menos é mais!
    Abraços
    lcchvacr

  5. #15
    Active Member alexjusti's Avatar
    Join Date
    2006-09
    Location
    Rio de Janeiro - Brazil
    Posts
    84
    Login to Give a bone
    0

    Smile Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Pessoal,

    falando do Brasil. O que o Ricardo comentou ainda está falho pela Autodesk no Brasil. O que existe sobre a Asbea dentro do Revit Architecture 2009, que aliás, não existe, pois a Autodesk esqueceu de colocar o arquivo dentro do programa, é a listagem de layers para exportação ao AutoCAD de acordo com o padrão sugerido pela AsBea.

    Quando entramos no Revit, aparece a opção AsBea, mas não se gera nenhuma listagem ainda.

    Esse padrão é muito interesse, apesar de eu, particularmente, criticar parte da nomenclatura sugerida. Apesar disso, é a única coisa "padronizada" que temos. Se ela é boa ou não, é outro detalhe.

    Um núcleo de estudantes de mestrado da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro/Brasil, reuniu diversos escritórios do Rio, São Paulo e Curitiba para fazer uma pesquisa sobre a utilização a implantação do Revit no mercado brasileiro. Essa reunião aconteceu em meados de outubro no IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), na sede do Rio de Janeiro. Essa reunião, além de vários assuntos pertinentes ao Revit, foi discutida uma possível padronização das familias e materiais, sendo então, criado um fórum de discussão sobre o assunto que será colocado na internet, em breve.

    É o primeiro passo para isso aqui no Brasil.

    Acredito que uma reunião como essa é necessária em Portugal também.

    Eu estou participando desse fórum de discussão para a padronização aqui no Brasil. Manterei meu blog atualizado com as informações que forem passadas por esse grupo (www.alexjusti.blogspot.com)

    grande abraço a todos
    Alexander Justi
    Autodesk Authorized Developer
    http://www.alexjusti.com
    Brazil - Rio de Janeiro

  6. #16
    Member
    Join Date
    2007-01
    Location
    Portugal, Paço de Arcos
    Posts
    30
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Voltando a este assunto, aqui ficam algumas ideias que pretendo implantar no atelier a curto prazo e que estou a disposto a partilhar com quem quiser ajudar:

    Traduzir para Português:
    Templates de familias
    Nomes das familias
    Nomes da linhas (em Object styles)
    Estilos de cotas
    Materiais e padrões (hatch)


    (vou acrescentando assim que me for lembrando de mais)

  7. #17
    Woo! Hoo! my 1st post
    Join Date
    2010-05
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    1
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Quote Originally Posted by f.ribeiro View Post
    Voltando a este assunto, aqui ficam algumas ideias que pretendo implantar no atelier a curto prazo e que estou a disposto a partilhar com quem quiser ajudar:

    Traduzir para Português:
    Templates de familias
    Nomes das familias
    Nomes da linhas (em Object styles)
    Estilos de cotas
    Materiais e padrões (hatch)


    (vou acrescentando assim que me for lembrando de mais)
    Subscrevo inteiramente. Não usamos o revit ainda na empresa por causa disto. e tenho pena...

  8. #18
    I could stop if I wanted to
    Join Date
    2007-07
    Location
    London, UK
    Posts
    361
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Quote Originally Posted by manuelramos78 View Post
    Não usamos o revit ainda na empresa por causa disto.
    Por causa do quê?

  9. #19
    Active Member
    Join Date
    2015-10
    Location
    Coimbra - Portugal
    Posts
    73
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Exactamente... por causa de!

    Não existe resposta para quem não usa o Revit.

    Seja como for, estas questões que se falaram por aqui são questões pertinentes mas que em nada implicam com o Revit.
    Estou plenamente de acordo com o gonçalo, nomeadamente no que se refere á nossa (des)Ordem...que está preocupada apenas em cobrar-nos cotas e sabe-se lá fazer o quê com o nosso dinheiro (confesso que não faço ideia...).

    Quanto ás normas... isto também é um problema de escola/Universidade! Muito desse trabalho terá que ser feito lá. Sou arquitecto e jamais ve alguma durante o meu curso abordamos problemas/necessidades de utilização de normas, sejam elas de caricas, de sapatos ou do que quer que seja.

    De tudo o resto, das propostas, ideias... tudo depende de cada um! Dificilmente (ok, nunca) se chegará a um consenço pois cada um fará a coisa à sua maneira. Não vale a pena; são gerações que temos que mudar...a começar por quem ensina nas nossas faculdades!

  10. #20
    Woo! Hoo! my 1st post
    Join Date
    2011-05
    Posts
    1
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Sugestões para a adequação do Revit ao mercado Português

    Oi pessoal,

    Aqui no Brasil tem um projeto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior que formula entre outras coisas uma proposta de normalização e boas práticas na utilização do BIM. Achei a proposta superinteressante e até onde sei uma das pioneiras... importante a divulgação dessas informações... O site deles ainda disponibilizaram alguns arquivos como templates, etc.

    ver: http://www.construirdesenvolvimento.com.br/

    Até,

    Gustavo di Paulo

Page 2 of 3 FirstFirst 123 LastLast

Similar Threads

  1. Sugestões para a adequação do Civil 3D e do Map 3D ao mercado Português
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 3
    Last Post: 2010-02-05, 07:20 PM
  2. Replies: 2
    Last Post: 2009-12-02, 01:13 PM
  3. Replies: 3
    Last Post: 2008-05-08, 10:16 PM
  4. Sugestões para a adequação destes produtos ao mercado Português
    By Brogueira-CADptbr in forum 3ds Max - General
    Replies: 0
    Last Post: 2008-05-04, 01:47 AM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •