View Full Version : XREF e Dimensões - DIMASSOC
alefujita
2009-08-26, 02:38 PM
Olá Lista,
Existe uma funcionalidade bem interessante que é associamento de cotas a objetos, ou seja, se você der um stretch ou mudar por grips a cota virá junta (desde que DIMASSOC esteja setada em 1 ou 2 - para cotas em paperspace).
No entanto, esta funcionalidade estranhamente se perde quanto eu referencio o desenho (XREF). Quanto coto o desenho referenciado as cotas não o acompanham após mudanças no desenhos base e um reload (DIMASSOC está 2 como como default).
Isto é normal para a versão 2008... Nas novas versões isso foi aperfeiçoado..??
Peço desculpas se isso já foi tema de discussão.Não encontrei nenhum POST relacionado.
Obrigado,
Alexandre Takashi Fujita
CH2M HILL Cad Coordinator
f_santana
2009-08-26, 03:16 PM
Fala Fujita
pelo que lembro quando voce edita a referencia externa com o refedit, ela não perde a associação
Olá Lista,
Existe uma funcionalidade bem interessante que é associamento de cotas a objetos, ou seja, se você der um stretch ou mudar por grips a cota virá junta (desde que DIMASSOC esteja setada em 1 ou 2 - para cotas em paperspace).
No entanto, esta funcionalidade estranhamente se perde quanto eu referencio o desenho (XREF). Quanto coto o desenho referenciado as cotas não o acompanham após mudanças no desenhos base e um reload (DIMASSOC está 2 como como default).
Isto é normal para a versão 2008... Nas novas versões isso foi aperfeiçoado..??
Peço desculpas se isso já foi tema de discussão.Não encontrei nenhum POST relacionado.
Obrigado,
Alexandre Takashi Fujita
CH2M HILL Cad Coordinator
alefujita
2009-08-26, 06:37 PM
E ai Fabio...!!!
Obrigado pela ajuda mas infelizmente não posso usar o REFEDIT, pois trabalhamos em um ambiente multidisciplinas e ninguém pode alterar a base do outro..!!!
Abraços,
AleFujita
f_santana
2009-08-27, 01:13 AM
mesmo em um ambiente de uma unica diciplica não funciona direito como esta, por que esta alterção só vale para o arquivo que voce usou o comando refedit
é por isso que eu vejo mais vantagen no Annotate Scale
mas com muitos operadores, talvez fique complicado executar isso tambem
abraços
E ai Fabio...!!!
Obrigado pela ajuda mas infelizmente não posso usar o REFEDIT, pois trabalhamos em um ambiente multidisciplinas e ninguém pode alterar a base do outro..!!!
Abraços,
AleFujita
Guy F Lapouble
2009-08-30, 04:00 AM
oi Alexandre, bem na verade eu sei que o sistema de referencia se dá dentor do arquivo. o que acontece quando vc associa a cota a uma referencia, pelo que eu vi, realmente as cotas não acompanham o arquvio, pois o ponto cotado, não pertence ao desenho principal, o que poderia contecer, talvez cotar dentro do mesmo desenho, mas pelo que eu vi na versão 2008 isso não acontece... bem pelo que parece?...
Como Foi explicado por Fábio, realmente a edição do objeto por refedit,e la sim atulaliza a cota. Acredito que isso aconteça, pelo fato de estar no arquivo principal, (geral do meu exemplo) e como vc está editando uma referencia dentro do arquivo principal o programa entende que por conseqüência está editando a cota associada.
Bem Alexandre, aproveito para anexar os arquivos e as imagens de teste.
Espero que te ajude.
Abraço,
alefujita
2009-08-31, 02:52 PM
Opa Guy..!!!
Obrigado pela ajuda...!!!
Abraços,
AleFujita