PDA

View Full Version : Configurações 3d

orlando_dready
2006-12-27, 11:30 PM
ola,

Sou novo nestas andanças do 3D e precisava de uma ajudinha.
Tenho feito algumas coisas em 3d no autocad (n me consigo habituar ao max) e importo o dwg para o 3d studio max só que por vezes ficam com muitas faces e depois cria efeitos estranhos ao fazer render em especial com o vray (hehe tb estou a aprender).
Entretanto soube que existem umas configs que se tem de fazer no autocad antes de se iniciar a modelação do 3D e ao importar no max já n dá problemas.
Essas configs n consigo achar em lado nenhum.
conseguem me ajudar ou se souberem de outra forma agradecia.

desde já grato pela ajuda

Brogueira-CADptbr
2006-12-28, 10:56 AM
Peço desculpa mas não sei nem a que versão do AutoCAD e do MAX se está referindo mas vou tentar ajudar.

Existem duas coisas importantes no MAX quando se trabalha com modelos feitos noutros programas:

1- Numero de Faces que os objetos (em especial os curvos) têm. Isso no AutoCAD é controlado por uma variável FACETRES (que pode ter valores entre 0.01 e 10). Este valor quanto mais elevador estiver melhor são as visualizações mas mais lentamente estas são processadas.

2- Outra tem a ver com a normal das faces importadas. Porque é que tal é importante? Porque se a normal da face (lado para que fica o Z positivo duma dada face) estiver de costas para nós o material aplicado não vai aparecer no Render a não ser que mande fazer o Render de ambas as faces (mas tal implica um maior tempo de Renderização pois o computador tem de calcular o dobro das faces). Existem formas de se mudar a normal das faces no momento da importação ou dentro já do próprio MAX.

Isto para já é a ajuda que lhe posso dar mediante os meus, de momento, escassos conhecimentos de MAX.

Estou certo que existem membros do AUGI que falam Português e são experts no MAX que poderão corrigir ou aperfeiçoar o que eu digo acima (inclusivé alguns deles são autores de livros) pelo que peço que se pronunciem.

orlando_dready
2006-12-28, 12:05 PM
ok , obrigado pela chamada de atenção joao brogueira,
realmente "quem n sabe jogar ate a bola atrapalha" he!he!he!

vou brincar um pouco com o facetres e o viewres enquanto espero para ver mais respostas.

:) obrigadissimo é que enquanto n aprendo melhor o max vou mexendo no cad que para mim é mais facil modelar . .