View Full Version : MLINES com LWEIGHTS das linhas e BUG
adrisoares
2007-03-04, 10:18 PM
Submeti no "wishlist" o pedido para que no futuro se pudesse atribuir LWEIGHTS às várias linhas que compoem uma MLINE e a hipótese de cada linha estar em leyers diferentes. Por exemplo: uma viga IPN vista por cima tem linhas a cheio com espessura grossa por serem contornos e que poderiam estar numa layer de "Contornos", tem linhas a tracejado e numa espessura inferior por serem as faces invisíveis da alma da viga e tem uma linha fina de traço-ponto que é a linha de eixo da viga e que poderia estar numa layer de "linhas de eixo". Enquanto o pedido não é satisfeito (se é que o será) conhece alguma rotina LISP que tenha esta funcionalidade ?
Por outro lado gostaria de reportar um "bug" que já venho notando há muitos anos em várias edições do AutoCAD, incluindo a 2007.
Cotando sequencialmente uma planta de casa ao longo do eixo Y, as cotas que se referem à espessura das paredes não ficam estéticamente correctas se ficarem alinhadas pela "dimension line" pelo que as rodo e as coloco prependicularmente a essa linha. Vou à janela de diálogo de "Properties - FIT - Text movemente" e escolho "move text no leader", depois vou ao "Properties - Text - Text Rotation" e aí está o Bug. A rotação está considerada 0º apesar de na realidade estar a 90º. Se eu inserir 0º ou 90º o resultado é o mesmo, o texto não roda. Mas se inserir 0.0001 o texto já roda para a posição de 0º.
É triste nas minhas acções de formação (nos vários IEFPs de Portugal" ter que ensinar este truque aos alunos informando que este é um "bug" ainda por corrigir.
Cumprimentos
Adriano Soares
Portugal
Brogueira-CADptbr
2007-03-05, 03:48 PM
Adriano,
Obrigado pela sua participação.
Pedia-lhe que sempre que possível colocásse apenas um assunto em cada Thread. Isto possibilita a quem faça buscas por Thread encontrar com mais facilidade a informação que procura. Permite também uma mais fácil resposta aos temas em causa já que existem membros que se interessam por umas coisas e outros que se interessam por outras.
Brogueira-CADptbr
2007-03-05, 04:37 PM
Com relação à sua questão sobre cotas, em desenho arquitetónico, será que lhe é possível anexar algumas imagens que permitam melhor entender qual o problema.
Por exemplo mostrar como ficam as cotas indesejadas e qual o resultado depois da intervenção que diz ser necessário fazer.
adrisoares
2007-03-05, 09:28 PM
Ok, use-se o attachment BUG.DWG (release 2007).
Na FASE 1 usando o Estilo de Dimensionamento "SOARES" cotei a parede começando de baixo para cima, usando o DIMCONTINUE.
As cotas das paredes 0,25 ficam mal posicionadas, por isso uso o PROPERTIES e seleccionando as duas cotas 0,25 vou a Fit - Text Movement - Move Text no Leader, e as cotas ficam posicionadas conforme a FASE 2. No entanto quero rodá-las para ficarem horizontais conforme a FASE 3, continuando na janela de PROPERTIES vou ao Text - Text Rotation e vejo que indica rotação 0 graus quando deveria indicar 90 graus. Tento 90 ou 0 e as cotas mantém-se inamovíveis. Para conseguir a FASE 3 tenho que introduzir uma rotação de 0.0001.
Informe-me se seguiu esta rotina.
Grato pela atenção.
Adriano Soares
NUNOR
2007-03-12, 10:56 AM
Como o compreendo, Adriano Soares!..Também sinto a mesma necessidade em rodar o texto de cotas mais pequenas para conseguir posiciona-lo entre as linhas de chamada.
Também tenho utilizado o mesmo método,apesar de ser muito pouco rigoroso.
Caso tenha encontrado alguma outra soluçao, agradeço a partilha da mesma...
Bem-haja
Nuno Rocha
Brogueira-CADptbr
2007-03-12, 11:44 AM
Após uma longa conversa telefónica com o Adriano combinei com ele mandar-lhe algumas imagens de como eu abordaria o problema. Espero que a minha sugestão ajude (caso corresponda ao que pretendem) embora eu não siga o mesmo método.
Aqui vai o que eu consegui sem rotação de texto:
http://farm1.static.flickr.com/150/418734410_c3921e9586.jpg
Como?
Passo a explicar (estas imagens foram conseguidas no 2800 Preview mas sem utilizar Cotas Anotativas).
Primeiro ajustei os valores que estão sublinhados a amarelo:
http://farm1.static.flickr.com/181/418741277_2b434d9700.jpg
em seguida ajustei o tamanho dos traços ("setas") para:
http://farm1.static.flickr.com/147/418734361_41827e9f75.jpg
Quanto ao texto defeni-o assim
http://farm1.static.flickr.com/160/418734393_f023e18b48_o.jpg
e por fim em matéria de ajustes defini desta forma
http://farm1.static.flickr.com/168/418734434_76f7590d4d_o.jpg
Espero ter ajudado .
PAULO CASTRO
2007-03-13, 04:53 PM
Esse BUG já foi reportado umas 500 000 vezes á Autodesk mas pelos vistos ainda não tiveram tempo...
Eu uso exactamente o seu expediente para contornar esse venerável BUG.
Cumprimentos
Brogueira-CADptbr
2007-03-13, 05:42 PM
Gostava de saber se a minha sugestão resolve ou não o problema?
adrisoares
2007-03-14, 12:27 AM
João,
O tipo de cotagem proposto por ti com cotas horizontais resolve os problemas de quem goste desse tipo de cotagem.
Na maioria dos casos, as plantas de fundações, paredes etc, são para serem interpretadas por mestres de obras ou pedreiros que não estão para (ou não sabem) fazer contas, e querem l� as cotas todas, incluindo as paredes de 0,15 ou o afastamento da umbreira das portas (0,07 a 0,10) � parede adjacente,e nesse caso a porca torce o rabo. Por outro lado � perigoso manter o comprimento das linhas de chamada das cotas com comprimentos uniformes e tão afastado dos elementos a cotar. Pode-se dar o caso de ter uma janela afastada 0,25 de uma parede 0,15 e o operário constroi uma parede de 0,25... e quando chega a hora de sacudir a água do capote, sobra para o projectista.
Em todo o caso, o desenho de construção civil não se rege por normas regidas como acontece com o metalúrgico, regido por centenas de DINs e ISOs, desde a espessura do traço, as legendas, etc. Por isso cada desenhador/projectista dever� usar o seu bom gosto e opções pessoais, mesmo que estas tenham sido importadas do tempo da Rotring/Graphos/Tira-linhas. E já nesse tempo, e porque os executantes da obra gostam de rodar as plantas conforme se movimentam na obra, é mais fácilmente legivel ter as cotas alinhadas pelas paredes externas. Nesse caso as cotas menores, de paredes devem ser movidas para cima ou rodadas a 90 graus.
Penso que neste caso a ferramenta - AutoCAD - deve servir o desenhador, e não vice versa.
Quando se tinha uma Staedtler que pingava muita tinta ou cuja ponta arranhava muito, mudava-se para a Rotring, e neste caso a AutoDESK tem que pensar que existem outras canetas i.e.: Microstation, Catia, Arc+ etc.
Brogueira-CADptbr
2007-03-14, 10:18 AM
Adriano,
Será que isto está mais próximo do que pretendes?
http://farm1.static.flickr.com/164/420938289_8eb6b3451c_o.jpg
Por favor comenta.
Caso esteja posso documentar como fiz para alterar do anterior para este.
Obrigado.
adrisoares
2007-03-14, 10:59 PM
Está melhor, no entanto junto envio o "meu projecto tipo" que é parte do exercício continuado que os meus formandos fazem nas 50 horas do Aperfeiçoamento ou Consolidação.
Omiti os alçados e o corte transversal, por motivos óbvios. A planta tem uma parte angular para obrigar ao uso das cotas alinhadas. Esta planta tem vindo a receber alterações e melhoramentos propostos por formandos que venho tendo, das áreas da arquitectura/eng. civil.
Apesar de anteriormente ter referido que o desenho arquitectónico não se reje por normas rígidas, há no entanto uma "Bíblia" da C.Civil, da autoria de um professor do Instituto Técnico de Darmstadt, ERNST NEUFERT, cuja primeira edição foi em 1954 e que tem vindo a ser actualizado quase anualmente desde então, e que é conhecido de todo o estudante de arquitectura como o NEUFERT. Junto envio um JPG de uma página onde as colhas alinhadas e continuadas são usadas. As cotas de paredes não são rodadas, mas são tiradas do alinhamento das outras.
Cumps
Adriano Soares
jorge.anjos113280
2007-03-17, 11:49 AM
Olá,
Este bug é uma "seca"!
Já tentei vários processos, inclusive introduzir a rotação via AutoLisp, mas o resultado é sempre o mesmo. A solução pode passar por criar um Ucs novo para as cotas verticais, mas é pouco prática.
Para contornar o problema das distâncias das linhas de chamadas (creio que já corrigida com o 2007), eu criei blocos para as setas das minhas cotas, que também me permitem arranjar uma solução não muito perfeita mas rápida para rodar cotas de pequenas dimensões, usando a opção "Over second extension".
Até breve.
adrisoares
2007-03-17, 11:44 PM
Olá Jorge Anjos,
Está bonito. A única critica que poderei fazer é a repetição das cotas de 5,00 uma sob a outra. De resto está OK e fácilmente interpretativo.
Lá teremos que continuar com os décimos mílésimos de grau a fazer de conta que é zero. Para os yankees que estão habituados à trapalhada das medidas imperiais isso não deve fazer diferença :-)
"...os atrazados europeus usam aquela treta do metro e das suas subdivisões decimais que não lembram a ninguém.!!!
Não é muito mais fácil olhar para um (yard) e ver quantos (feet) lá cabem, e depois pisar com um (foot) uma série de mãos para ver quantos (inches) ficaram negros..???"
Cumps
Adiano Soares
jorge.anjos113280
2007-03-19, 09:22 AM
Olá Adriano Soares,
Confesso que nem reparei na repetição das cotas, provavelmente por já estar a imaginar alguns vãos que iriam ser cotados na primeira linha :) . Em trabalhos a sério é desaconselhável, mas lá acontece uma vez por outra :( .
Até breve.
jorge.anjos113280
2007-03-19, 09:53 AM
Olá,
MLINE é um objecto interessante, pena que praticamente não tenha evoluído desde a sua introdução no AutoCAD. Fico com a ideia que é considerado um dos comandos pobres do programa.
Eu uso com frequência (até mesmo como elementos auxiliares de construção) e também sinto falta de um editor mais elaborado.
Pedindo um pouco mais, porque não a possibilidade de desenhar arcos (MARCS ?).
Quanto aos layers e às espessuras, não me parece que seja ultrapassável via AutoLISP, mas vou tentar confirmar isso. Eu uso CTBs e atribuo cores diferentes aos elementos, por isso não senti ainda essa dificuldade.
Até breve.