PDA

View Full Version : FAMILY -vs- GDL



arq.rfernandes
2007-04-28, 09:01 PM
BIM assenta a sua tecnologia nos seus objectos paramétricos.

REVIT e ArchiCAD são os dois softwares BIM "concorrentes de referência".

- "FAMILIES" são os objectos paramétricos do REVIT.

- "GDL" (Geometric Description Language) é a linguagem de programação paramétrica para do ArchiCAD.


Em anexo estão os ambientes de trabalho usados na produção das Famílias (REVIT) e do GDL (ArchiCAD)

GDL é semelhante à linguagem de programação BASIC e assenta na matemática pura (Geometria Analítica) para descrever os seus objectos.

Se me é permitido dizer, "FAMILIES" recorre à simplificação da Geometria Descritiva (mascarando as funções matemáticas subjacentes às operações da geometria analítica) para facilitar a vida aos utilizadores.

Alguém já trabalhou nos dois ambientes?
Digam de vossa justiça

*: post colocado em:
( http://www.revitpt.com/forum/index.php?topic=362.msg1333#msg1333 )

Brogueira-CADptbr
2007-04-28, 09:50 PM
A abordagem do ArchiCAD tem muito a ver com as condições em que este produto de origem Húngara se desenvolveu inicialmente.

Estavamos ainda na Guerra Fria e no Embargo de Tecnologias de Informação e os inventores do modelador 3D do ArchiCAD lutavam com enormes dificuldades para terem computadores porque simplesmente as empresas ocidentais não lhos forneciam.

Como dar a volta a esta limitação?

Com um enorme engenho matemático foi criado um modelador que corria nas calculadoras científicas da HP (grande luxo para a Hungria da altura).

Li um artigo sobre isso mais ou menos quando por razões de trabalho tive formação em ArchiCAD dada pelo meu amigo Claudio Lima, mas fui eu que encontrei essa entrevista na web, já lá vão anos.

Para ser sincero não me pareceu que o GDL fosse muito amigável para um simples usuário, já que mesmo depois de alguns anos de trabalho com o ArchiCAD no gabinete, que eu não vou referir o nome, ainda não dominavam a programação que na mão do Claudio era realmente impressionante.

Ainda não tive oportunidade de ver o REVIT em pormenor até porque sou fã do AutoCAD mas tal como o Inventor me conquistou penso que facilmente o Revit me conquistará.

Se entendi a sua mensagem o facto do REVIT "mascarar", como diz as funções matemáticas, eu acho que isso é bom pois por vezes a matemática pura ou a programação é muito chata para quem o que quer é fazer uma escada em espiral ou outra coisa do género.

Mas como já disse acima e volto a repetir não tenho experiência recente de ambos os ambientes de customização/desenvolvimento.

Porém acho o tema bastante interessante.

arq.rfernandes
2007-04-28, 11:06 PM
obg João. Há sempre uma explicação para as coisas serem como são.

Neste momento trabalho com o REVIT, já entendo um pouquinho de famílias e por tb isso posso dar a minha opinião ;)

O ambiente de famílias do REVIT é o ambiente do próprio programa, não é nenhum módulo específico "exterior" ao programa.

No fundo, fazer uma família é como fazer um projecto REVIT, a uma escala ampliada (objecto isolado), com possibilidade de associar regras próprias de parametrização ...

O REVIT assenta numa estratégia clara bem definida que os utilizadores captam logo, quando começam a trabalhar com o programa. Os elementos estão bem estruturados em:
- Elementos do Modelo,
- Elementos de Anotações; e
- Elementos de Vistas
(ver imagem em anexo)

Quase todos esses elementos são representados por famílias, divididos em três tipos:

- Famílias de Sistema
(próprios do programa; não podem ser apagados nem criados de origem; podemos criar tipos)

- Famílias "In-Place"
(objectos específicos construídos dentro dos projectos); e

- Famílias Standard
(objectos construídos fora dos projectos, em ficheiros autónomos "*.rfa")


Normalmente, quando falamos de "famílias", referimos genericamente a este último (Famílias Standard). São esses q organizamos e partilhamos em bibliotecas em forma de objectos paramétricos.


Quanto ao GDL do ArchiCAD, não deixa de ser "engraçado" o modo como representam através de fórmulas matemáticas, as formas geométricas e os objectos 2D/3D. Penso q qualquer dia terão de mudar de interface "gráfico", tornando-o mais apelativo/atractivo, sob pena de virem os seus users migrarem todos para outras plataformas ... e isso não é nenhuma "professia da desgraça".

Brogueira-CADptbr
2007-04-29, 03:21 PM
Se puder aparecer no Autodesk Forum 2007 em Lisboa ou no Porto entre as 16H00 e as 17H00 terei mutio gosto em o conhecer pessoalmente na Apresentação do AUGI, dos Fóruns em Português e da Comunidade de Lingua Portuguesa do AUGI.

arq.rfernandes
2007-04-30, 12:05 AM
obg. Vou tentar e terei muito gosto tb.