PDA

View Full Version : Norte Verdadeiro - Revit 2008



adrianocallisto
2007-06-11, 06:05 PM
Estou trabalhando com o revit 2008, e quero saber como coloco o norte verdadeiro, para uma melhor projeção de sombras, sem rotacionar meu projeto. Pois meu norte sempre permanece no sentido Y positivo.

fernando
2007-06-12, 10:05 AM
esse assunto está tratado no forum portugues de revit

http://www.revitpt.com/forum/index.php?topic=381.0

onde podes encontrar a resposta

Brogueira-CADptbr
2007-06-12, 01:09 PM
1 - Tens de conhecer a referência do norte verdadeiro no teu projecto revit. Para isso, basta teres um "linha" na direcção Norte/Sul e saberes onde anda o Norte http://www.revitpt.com/forum/Smileys/default/wink.gif

2 - Depois é simples: --> Tools --> Project Position/Orientation -- > rotate true North

É necessário também alterar, na(s) propriedade(s) da(s) vista(s) (VP), o parâmetro Orientation de "Project North" para "True North".

adrianocallisto
2007-06-14, 06:19 PM
Blogueira, muito obrigado, deu certo a rotação do norte, mas quando faço isso após ter iniciado o projeto ele rotaciona juntamente com o norte o projeto, existe alguma maneira de rotacionar o norte, sem rotacionar o projeto???

Brogueira-CADptbr
2007-06-14, 11:37 PM
1 - Tens de conhecer a refer�ncia do norte verdadeiro no teu projecto revit. Para isso, basta teres um "linha" na direc��o Norte/Sul e saberes onde anda o Norte http://www.revitpt.com/forum/Smileys/default/wink.gif

2 - Depois � simples: --> Tools --> Project Position/Orientation -- > rotate true North

� necess�rio tamb�m alterar, na(s) propriedade(s) da(s) vista(s) (VP), o par�metro Orientation de "Project North" para "True North".Adriano,

Eu apenas recolhi a informação e a coloquei no thread. Peço ao Fernando e ao Alex que respondam a esta questão.

Filipe Francisco
2007-06-15, 09:11 AM
...como coloco o norte verdadeiro, para uma melhor projeção de sombras, sem rotacionar meu projeto. Pois meu norte sempre permanece no sentido Y positivo.
Aproveito este post para colocar uma pergunta / curiosidade (de quem nunca usou revit e não conheçe), o revit não trabalha com coordenadas como o autocad...


Cumprimentos,

fernando
2007-06-15, 09:44 AM
a) A rotação ao norte. está explicada no documento que anexei no tread anterior. mas como o já devem ter entendido, as nossas vistas podem mostrar o norte real ou o norte de projecto, o norte de projecto podemos por exemplo considerar que seja o alçado posterior, o norte real é a orientação real do projecto em relação ao norte terrestre. em cada vista pdoes configurar esse parametro e assim ter o projecto rodado ou não.

b) O revit tem o seu ponto de origem interna, mas trabalha por referencial geografico. Quando estamos a trabalhar podemos adquirir qualquer ponto a partir por exemplo do levantamento topográfio e marcar as coordenadas geograficas reais no ponto pretendido, é por exemplo essa facilidade que nos permite exportar directamente para o Google Earth e ter o nosso projecto devidamente posicionado.

Filipe Francisco
2007-06-15, 10:10 AM
... O revit tem o seu ponto de origem interna, mas trabalha por referencial geografico. Quando estamos a trabalhar podemos adquirir qualquer ponto a partir por exemplo do levantamento topográfio e marcar as coordenadas geograficas reais no ponto pretendido, é por exemplo essa facilidade que nos permite exportar directamente para o Google Earth e ter o nosso projecto devidamente posicionado.
Curiosidade satisfeita.. Obrigado Fernando


Cumprimentos

ricardocardial
2007-08-20, 03:46 PM
Caro Fernando,

Com relação a informação da coordenada.
Como eu posiciono meu projeto na coordenada exata ?

Quando definimos a cidade em MANAGE PLACE AND LOCATIONS, já aparece uma Latitude e Longitude.
Por acaso basta informar essas coordenadas exatas do terreno que eu possuo ?

Se for isso, essa coordenada é referente a qual PONTO ? Como eu irei colocar o terreno de forma exata ?

fernando
2007-08-21, 12:12 PM
Enquanto que no ACAD tradicionalmente associamos o ponto 0,0 á coordenada georeferenciada conhecida, em Revit apenas temos de pensar como as coisas são na realidade, ou seja tem de existir no terreno um ponto, uma referencia, seja um muro, um poste, uma árvore, que terá de ser georeferenciada e como tal passivel de obter as coordenadas desse ponto, que é aquilo que os topografos fazem ao executar um levantamento.

Como tal basta que no Revit vá inserir o levantamento topografico, e saber onde está o tal ponto 0,0 que o topografo registou e qual as coordenadas desse ponto, com a ferramenta assign coordinates, dar as coordenadas correctas nesse ponto.

É bem mais simples do que pode parecer, depois é possivel exportar o nosso projecto para o google earth e temos o nosso projecto virtualmente construido no local certo.