View Full Version : Autocad & Plotter Devoradores de Papel
socijoba
2008-02-13, 05:24 PM
Boa Tarde a todos,
O meu nome é Raul Costa, sou de Lisboa e encontrei este fórum quando andava �* procura de solução para um problema com o meu autocad e para o qual vou pedir a vossa ajuda.
Também não sei se é o tópico adequado pelo que solicito �* administração do fórum caso o mesmo não se enquadre que o mova para local apropriado.
Quanto ao problema em questão, eu tenho o Autocad LT 2008 que estava a funcionar correctamente, agora, adquiri uma HP T610 e a coisa ficou um pouco pior.
Após impressão dos desenhos, o limite do desenho não é reconhecido e a plotter corta pela dimensão pré-definida do papel que está seleccionado.
Eu tenho instalado um Rolo com 918 de largo com 50m de comprimento só tenho duas opções, ou encontro uma medida padrão tipo A2 e o desenho fica a nadar na folha ou a maquina só para ao final de 1m que foi a dimensão definida por mim.
À conversa com um arquitecto amigo, ele disse-me que tem uma máquina que também está assim e outra não porque foi resolvido, mas como foi �* tanto tempo não sabe o que foi feito para que o papel seja cortado �* medida do desenho.
Grato pela vossa atenção, os meus melhores cumprimentos.
Raul Costa
Josue Silva
2008-02-14, 10:18 AM
Amigo
Bem vindo ao Forum. Eu tenho uma HP 1050C com rolo de papel 914cm X 90m.
Defino o tamanho do papel com a dimensao da esquadria mais as margens 20mm para cada dimensao. Sempre que a largura da esquadria + 20mm ultrapassem 900mm,
defino-a na plotagem com a medida sendo a altura 914mm por ser a largura do papel.
Quando a largura da esquadria + 20mm for inferior a 900mm defino na plotagem a largura de 914mm e a altura a medida respectiva da esquadria + 20mm. Ambas as situacoes ploto em paisagem (landscape). O papel sai sempre correctamente cortado, penso que o plotter tem rotacao automatica em funcao dos valores introduzidos para altura e largura. Naturalmente que no primeiro caso descrito, se a altura da esquadria for muito inferior a largura do rolo havera algum desperdicio que posso aproveitar para impressoes de teste ou revisao, uma vez que o plotter aceita papel cortado. Sugiro que leia o manual do seu plotter e veja as margens e outras informacoes. Espero ter ajudado, qualquer duvida sobre a minha sugestao estou ao dispor.
Amigos devem ter notado que nao utilizei a acentuacao portuguesa porque reparei que o forum deixou de exibir correctamente a nossa ortografia.
Ate a proxima
socijoba
2008-02-14, 10:47 AM
Não é bem isso, vou colocar aqui umas imagens para ver se me conseguem ajudar.
A primeira imagem é a configuração da impressão, a segunda imagem a pré-visualização da impressão.
Se repararem na pré-visualização, mas especificamente do lado direito onde está o rolo, aparece o desenho e o limite de corte que não tem nada a ver com o desenho mas sim com a configuração da página.
Na plotter anterior eu tinha definido a medida do rolo e o desenho ajustava-se automaticamente e cortando pelo limite do desenho, esta está a cortar pelos limites da folha.
Significa que mesmo a trabalhar em rolo em tenho de configurar sempre um modelo de folha padrão o que não está correcto.
Imaginemos que eu tenho um desenho que ocupa pouco mais que o A1, tenho logo de imprimir sobre um A0 o que dá um grande desperd�*cio e anteriormente não funcionava assim.
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF1.jpg
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF2.jpg
cadklein
2008-02-14, 10:59 AM
Amigo,
Você já tentou adicionar o driver "virtual" que tem dentro do próprio AutoCAD?
Basta adicionar e direcionar a impressão para o plotter instalado no seu computador.
Você pode adicionar novos tamanhos de folha zerando as margens.
Tem um v�*deo que mostro como fazer isso:
http://cadklein.blogspot.com/2008/02/adicionando-novo-driver-e-tamanho-de.html
socijoba
2008-02-14, 12:01 PM
Mas isso já dá, a questão é que eu não quero seleccionar a folha, a plotter anterior automaticamente cortava após o desenho porque o meu "Paper Size" está sempre no tamanho maximo, ou seja, eu nunca sabia se ia sair no A1 ou no A0 ou no A3, era tudo automatico, ela desenhava e cortava logo após o desenho.
cadklein
2008-02-14, 12:06 PM
Na configuração do plotter mesmo (o que vc tem instalado) deve ter uma opção pra cortar o papel automaticamente.
No nosso fica aqui:
socijoba
2008-02-14, 12:46 PM
Pois, o meu não tem isso!!!!
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF3.jpg
cadklein
2008-02-14, 01:11 PM
Tente o botão CUSTOM PROPERTIES e veja se não abre outras opções.
jorgeanjos
2008-02-14, 01:32 PM
Olá,
Veja se existe a opção "Área com tinta" ou equivalente na configuração da impressora, tal como mostra a imagem anexada.
Abraços
socijoba
2008-02-14, 01:55 PM
Nada disso… estou a começar a desesperar.
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF4.jpg
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF5.jpg
Filipe Francisco
2008-02-14, 02:35 PM
Coloque a opção Giro Automático como apresenta nesta ultima imagem, para ele reconhecer o bocado desenhado e encostar a ponta da folha. Experimente...
Eu uso uma plotter com esse mesmo problema, não tem opção de cortar o papel nos drivers nem na plotter. também tive esse problema (HP500).
1º de tudo deverá criar uma impressora virtual .pc3 e não usar a principal (drivers do windows), assim fica configurado no computador e deve usar somente essa. Eu tenho no meu caso umas 10 impressoras virtuais (uma para alta qualidade, outra para papel vegetal, outras rasculho) assim sempre que precisar de mudar as configurações, muda so a impressora e não é preciso configurar tudo outra vez.
2º deverá criar uma folha de tamanho personalizado e com a opção girar automaticamente, mesmo que o desenho esteja virado de pernas para o ar ele coloca no principio da folha.
Cumprimentos :beer:
socijoba
2008-02-14, 03:00 PM
Á qualquer coisa que não está bem, eu tinha uma plotter que não era para autocad, mais especificamente a Z2100 44in e ela cortava sempre após o desenho.
Como sou teimoso, voltei a instalar essa impressora e agora também não funciona com corte após o desenho o que me leva a crer que o problema vem de uma qualquer configuração no Autocad.
A dica do Filipe funciona parcialmente, também já o tinha feito, em vez do desenho aparecer no topo aparece logo no in�*cio mas a plotter só vai cortar no limite da folha conforme indica no desenho anexo.
Tenho um amigo que tens dois pc’s ligados �* mesma plotter, um tem de configurar a folha antes de cada impressão e o outro não!!!... estou a dar em louco, não consigo encontrar um contacto telefónico da Autodesk para ver se podiam ajudar… vou mesmo dedicar-me �* musica.
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF6.jpg
Filipe Francisco
2008-02-14, 03:16 PM
Problema do AutoCAD não sei se é, ligue para a HP, eu já tive problemas com drivers e eles deram me um programa para instalar firmware na plotter, poderá ser algum conflito na plotter. Contactos da Autodesk, o melhor é contactar o vendedor da plotter.
Cumprimentos :beer:
socijoba
2008-02-14, 03:30 PM
Também já tentei junto da HP, obtive como resposta:
“Tente imprimir em Word… funciona??? Então não somos nós que temos de saber trabalhar com Autocad”… e pronto cá estou eu �* procura de solução.
Firmware não me parece, repare, o meu colega tem dois computadores ligados a uma plotter, uma funciona correctamente e a outra como está a minha!!!... de qualquer das formas o problema está previsto antes da impressão, logo o firmware da plotter pouco ajudará aqui.
Agora o driver já é outra musica, já o mudei mas nem assim.
cadklein
2008-02-14, 05:24 PM
Amigo, depois que você adicionar o driver virtual (que tem um v
cadklein
2008-02-14, 05:32 PM
Veja imagem continuando resposta anterior
socijoba
2008-02-15, 09:26 AM
Olá Luciana, parece-me que é isso, mas, o Autocad não tem driver para HP T610, fui buscar os drivers �* própria HP e não tenho nenhum ficheiro com extensão .hif, logo, não consigo instalar esta maquina desta forma.
Instalei uma outra maquina e começa a aparecer essa opção… só falta mesmo descobrir o driver HP T610…
cadklein
2008-02-15, 03:09 PM
Oi,
Você não vai buscar o driver da sua plotter f
socijoba
2008-02-15, 03:53 PM
Ok, mas isso é o que eu já tinha feito, no entanto continua a não aparecer a opção de corte como demonstrado no seu Blog para o qual aproveito para dar os parabéns pelo excelente trabalho.
cadklein
2008-02-15, 04:16 PM
Obrigada!
(e as minhas respostas continuam saindo "cortadas"...)
Amigo, é no driver virtual que você vai habilitar o corte de papel.
No driver do Plotter (f
socijoba
2008-02-15, 04:59 PM
Quanto �*s tuas respostas cortadas, é um problema do php, antes de finalizares “submit Reply” faz “Preview Post” e depois é que submetes a resposta… lol, estou aos papeis com a Plotter mas com o PHP mais ou menos ainda domino…
Bom, o que eu queria dizer é que já estava a trabalhar no driver virtual e esse também não tem opção de corte.
:-(
cadklein
2008-02-15, 05:09 PM
Mesmo com o Preview antes, tá cortando as minhas respostas...
Algumas sim, outras não...
Meu amigo, mande um print screen mostrando se é realmente o driver virtual que indico no v�*deo o que você adicionou a�*... realmente nunca tive problemas com esse driver, uso desde a versão 2000.
A única coisa que passa pela minha cabeça agora é algum problema na sua impressora mesmo. E o site da HP em se tratando de ajuda é péssimo, eu mesma já tive que desistir de obter ajuda pelo site.
Mas vamos continuar tentando ajudar no que for poss�*vel e dentro do que a gente conhece.
:)
socijoba
2008-02-15, 05:32 PM
Cá vai, o Driver é igual
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/conf7.jpg
cadklein
2008-02-15, 05:42 PM
Meu amigo,
Compare as duas imagens do driver, a sua e a minha, veja que o nome não é o mesmo, e sendo diferentes, pode haver algumas coisas diferentes na configuração de cada um.
socijoba
2008-02-15, 05:51 PM
O driver virtual é designado por .pc3 o nome tem de ser diferente, são impressoras diferentes.
A questão é que no meu driver não aparece a opção "Cutting"... estou lixado né.
socijoba
2008-02-15, 06:47 PM
Ok, a coisa está preta.
Então é assim, o driver da plotter sobrepõem-se sempre ao driver virtual.
Até o próprio driver da plotter não funciona.
Vejamos, predefini nas configurações da impressora uma folha A4, depois criei o tal driver virtual, por pré-definição ele também ficou com A4, como eu nunca sei qual o tamanho que vou imprimir, tornou-se indiferente… até aqui tudo bem.
Entrei no Autocad, abri um desenho em A1, fiz a pré-visualização tudo ok, o desenho batia com as margens do A1 até porque no autocad seleccionei a folha A1 agora qual não é o meu espanto quando imprimo e aparece apenas parte do desenho em altura A4, para além do A4 não imprimiu nada… estou a dar em maluco.
Da�* conclui que o Autocad não está a consegui controlar a HP… qual deles se está a portar mal????
cadklein
2008-02-15, 07:24 PM
Desculpa a pergunta... mas...
Quando você disse que:
"Vejamos, predefini nas configurações da impressora uma folha A4, depois criei o tal driver virtual, por pré-definição ele também ficou com A4, como eu nunca sei qual o tamanho que vou imprimir, tornou-se indiferente… até aqui tudo bem."
Ok,
Então você mudou na hora de imprimir para o driver virtual que você instalou.
Ok.
Você selecionou novamente o tamanho de folha, definiu escala e a área do desenho pra ser impressa? Deu um preview antes?
Se fez tudo isso... só tem 2 opções:
1 - você não instalou o driver virtual corretamente
2 - o seu plotter está com problemas.
socijoba
2008-02-15, 08:55 PM
Instalei a ploter novamente e pronto, parte resolvido.
Continuo apenas com o problema do papel, nem consigo seleccionar "Custom Paper Sizes"... deve estar relacionado com o mesmo.
cadklein
2008-02-16, 01:16 PM
Algumas plotters não permitem mudar ou criar um novo tamanho de papel.
É justamente por isso que eu adiciono o driver virtual, onde eu posso criar e alterar os tamanhos de papel e suas margens (zerando-as) para ter um aproveitamento de 100% da área de impressão.
fernando
2008-02-17, 05:56 PM
Posso recomendar? ok
1º a partir da versão do AutoCAD 14 com o novo sistema de plotagem passou a ser aconselhado que se usassem formatos de papel pré-definidos de acordo com a dimensão da nossa plotagem
2º a HP teve de adicionar a opção de "rotação automática" e de "eliminar zona sem impressão" para obviar á situação de que muitos utilizadores continauvam a enviar os desenhos para uma folha generica, tipo 900x1500 e assim sem terem muito trabalho estas opções faziam o resto, autorodavam para aproveitar a maior largura e puxavam o desenho para o inicio da folha
3º O problema aqui retratado neste thread acontece frequentemente em algumas plotters e com alguns drivers, mas também com alguns desenhos, e porque? porque os ficheiros de plotagem deixaram de ser em linguagem HPGL, e muitos passaram a ser enviados em formato de imagem, devido a que as suas entidades não podem ser reproduzidas nessa linguagem, basta ver o que é enviar um bitmap numa folha de desenho para um equipamento que apenas tivesse linguagem HPGL.
4º A solução, no driver da plotter, formatar os estilos de papel mais utilizados e escolhe-los antes de plotar de acordo com a folha que prentendemos enviar para a plotter, alem disso, em desenhos com algum peso e nalgumas plotter's com menos memória acontece que se a "rotação automatica" estuiver ligada ele não consegue pricessar todo o desenho e dai ele sai mal impresso
Espero que esta resposta tenha sido esclarecedora, e tenha ajudado
socijoba
2008-02-18, 12:27 PM
Conclusão… continuar a imprimir em folhas de medida padrão.
É chato quando tenho de imprimir 100 desenhos com diferentes tipos de folha.
fernando
2008-02-18, 05:24 PM
É chato, sim
Mas a standardização de formatos tb é uma pratica recomendada, e que se tem perdido devido aos facilitismos dos softwares. Muita gente abusa das variações de formatos, por 5cm ou 10cm.
cadklein
2008-02-20, 01:18 PM
Concordo plenamente com você Fernando!
Aqui na empresa também fazemos plotagens e às vezes chegam cada tamanho de folha absurdo!
O pessoal sai da faculdade totalmente despreparado em relação à Normatização. Não respeitam tamanhos de folhas e carimbos (legendas).
Mas como nosso serviço é apenas plotar o que eles trazem... fazemos o serviço.
Nas minhas aulas eu prezo que meus alunos aprendam da forma correta, respeitando as normas e tal, mas então eles vão trabalhar em empresas que não tem esse conceito e não seguem regras. Chega ao absurdo deles escutarem que isso tudo é baboseira e que não há necessidade de seguir as normas.
Um dos problemas que ocorre (eu acho) é que as pessoas fazem um curso de autocad e acham que são já desenhistas.... sem que tenham tido sequer uma aula sobre Desenho Técnico.
Aprender a fazer linhas e círculos não transformam um cadista em desenhista.
Eu acho que tenho "sorte" por que no SENAI ensino as disciplinas de Desenho Técnico primeiro e depois AutoCAD.
Aqui na empresa também, mesmo nos cursos de AutoCAD, aproveito pra ensinar Normatização quando as aulas vão pra parte de impressão.
batista
2008-10-02, 04:52 PM
Nada disso… estou a começar a desesperar.
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF4.jpg
http://i137.photobucket.com/albums/q232/RaulCosta/CONF5.jpg
Aqui na empresa adquirimos uma HP T1100 e estamos desperdiçando muito também, osuporte da HP fala que voce tem que trabalhar com folhas padrão, A4, A3, A2, A1, A0.
a antiga que tínhamos da Encad (CADJET 2) não tinha este problema, ainda não fiz estas folhas pois não conheço as medidas de dobra das mesmas alguém tem estas medidas?
taniasmarques
2009-01-06, 11:54 AM
Bom dia!
O meu nome é Tânia, sou nova por aqui e não sei mto bem como é que funciona este forum. De qualquer forma, se me pudessem ajudar...
Penso que o meu problema é algo semelhante com o do Raul. O que se passa é que actualmente estou a trabalhar com uma plotter canon ipf700 e não consigo imprimir em folhas maiores que A0.
Recentemente defini manualmente as dimensões de uma folha (onde cabia o meu desenho) e no preview apareceu tudo direitinho, mas qd mandei imprimir, voltou a não sair o desenho todo. Alguem me pode ajudar?
Obrigada,
Tânia.
batista
2009-01-06, 02:14 PM
Quando imprimo do Autocad percebi que minha seleção também não é impressa por completo em minha plotter.
f_santana
2009-01-23, 05:13 PM
provavelmente alguem já deve ter dito isso antes aqui, mas voce precisa configurar a sua ploter corretamente. seria muito legal voce dar uma lida no manual dela.
cheque a configuração da ploter no seu autocad tambem.
Bom dia!
O meu nome é Tânia, sou nova por aqui e não sei mto bem como é que funciona este forum. De qualquer forma, se me pudessem ajudar...
Penso que o meu problema é algo semelhante com o do Raul. O que se passa é que actualmente estou a trabalhar com uma plotter canon ipf700 e não consigo imprimir em folhas maiores que A0.
Recentemente defini manualmente as dimensões de uma folha (onde cabia o meu desenho) e no preview apareceu tudo direitinho, mas qd mandei imprimir, voltou a não sair o desenho todo. Alguem me pode ajudar?
Obrigada,
Tânia.
f_santana
2009-01-23, 05:21 PM
então estes tamanhos já vem configurados no proprio AutoCAD
se nenhum ser iluminado os apagou eles já existe na sua maquina
agora estes tamanhos são adotados justamente porque são o produto da sub divisão dos rolos de papel sempre foram vendidos. é dai que veio o padrão.
uma coisa se esta acontecendo cortes na suas plotagens cheque as medidas das margens das suas folhas
Aqui na empresa adquirimos uma HP T1100 e estamos desperdiçando muito também, osuporte da HP fala que voce tem que trabalhar com folhas padrão, A4, A3, A2, A1, A0.
a antiga que tínhamos da Encad (CADJET 2) não tinha este problema, ainda não fiz estas folhas pois não conheço as medidas de dobra das mesmas alguém tem estas medidas?
carloswippel
2009-02-20, 11:03 AM
Amigo, bom dia...sou de Curitiba/PR - Brasil
Trabalho com plotters há 15 anos....acredito que o seu problema do desperdício de papel seja uma configuração no próprio painel da sua plotter HP DESIGNJET T-610....
Entre no Menu de configurações da plotter, localize o sub-menu configurações, depois vá até preferências de impressão, e localize a opção de "papel"....depois localize o ítm **REMOVER EXCESSOS SUPERIOR E INFERIOR....não está escrito exatamente assim mas é algo bem parecido....habilite essa função no painel da sua máquina (plotter) que provavelmente está desabilitada e bom trabalho!!
Espero que possa lhe ajudar, faça uns testes depois que voce fizer essa alteração ok.
Meus telefones de contato são (41) 3675-8337 / 9255-8337, meu nome é Carlos Roberto Wippel e minha empresa chama-se "PLOTTER HOUSE"...e-mail: plotterhouse@gmail.com abraços