View Full Version : Convertendo 3D para 2D
agnaldo.guedes
2008-06-21, 07:36 PM
Pessoal, preciso de uma ajuda. Uma arquiteta me enviou uma planta bas em CAD para um trabalho. Comecei a desenhar e verifiquei que algumas coisas não coincidiam, tipo endpoints, midpoints, etc. Resolvi verificar. Quando girei a planta com o 3dorbit, percebi que tinha várias linhas que não estavam no plano 0,0,0. Algumas começavam com a coordenada Z=0 e terminava em Z=7,6, Z=4,8, e outras coordenadas.
Alguem sabe se existe um comando que passe tudo o que está com Z#0 para Z=0, ou seja que converta o que está em 3d para 2d??
Grato pela atenção.
Filipe Francisco
2008-06-21, 07:47 PM
Isso é uma questão simples, use o FLATTEN (que pretence as Express Tools), este comando passa tudo para z=o
Comvem fazer ao ficheiro uma cópia de segurança do original para nao acontecer nada.
Cumprimentos :beer:
Guy F Lapouble
2008-06-22, 07:01 AM
Agnaldo, bom dia.
A dica o Filipe, é muito boa. mas particularmente, prefiro usar uma lisp com o mesmo nome que usar o comando flatten. Aproveito este tópico para deixar a lisp caso vc prefira utiliza-la, aqui está o arquivo é so rodar o comando load aplication e carregar a lisp flatten, depois é só executar o comando e seguir as instruções na linha de comando.
Saludos,
Guy
agnaldo.guedes
2008-06-25, 02:33 PM
Felipe, muito obrigado pela dica. Usei o comando, mas tive que usar ítem por ítem, caso contrário, ele fazia uma certa confusão no desenho.
Guy, valeu pela lisp. Vou testá-la e depois posto o resultado aqui. Quero verificar se a lisp consegue converter tudo de uma única vez, sem transformar curvas em várias polilynes.
Consegui resolver meu problema e terminar o projeto!
Filipe Francisco
2008-06-25, 04:14 PM
Ainda bem que te pudemos ajudar...
Eu tambem conheço esse lisp que o Guy te indicou, é mais simples e acho que resolve melhor.
cumprimentos :beer:
nunomiguelneto
2008-07-21, 06:05 PM
oi pessoal.
sou novo aqui no forum e resolvi começar por aqui. Eu ja conheço este comando (FLATTEN) só que ás vezes ele nao funciona (o desenho fica igual) penso que este problema se deve ao facto de existirem hatch e polylines fechadas neste desenho. Estou certo?
Guy F Lapouble
2008-08-08, 03:04 AM
Nuno, bom dia.
Não entendi muito bem a sua duvida, teria como deixar um arquivo de exemplo?
se for pertinente seria melhor abrir um novo tópico.
No mais bem vindo ao Forum.
Abraço
Guy
naraanitsuga
2009-12-02, 02:03 AM
não consegui carregar o 'flatten', como faço? (urgente!) =(((
naraanitsuga
2009-12-02, 02:11 AM
Consegui carregar! mas o meu desenho muda completamente, desaparecem muitíssimas linhas! =((
leandro.ramos163824
2011-11-21, 11:51 AM
Guy, muito util sua lisp, baixei, muito obrigado
msrmariana954734
2012-02-01, 12:39 PM
Bom dia, usei o Flatten que ja tem na “Express > Modify > Flatten objects” e apareceu: “bad argument type: stringp nil”
Carreguei a lisp e usei, deu a mesma coisa.
E as linhas continuam com o Z maluco. E agora?
raqcruz895770
2012-02-13, 06:16 PM
Guy,
A versão 2011 para MAC não reconhece o comando Flatten, como na versão para windows, com a Lisp que sugeriu foi possível executar o comando no MAC sem problemas.
Obrigada!!
fersil1904
2012-07-25, 05:39 PM
Olá, Boa tarde
Eu instalei o flatten do Guy e funcionou lindamente. Obrigado a todos!
claranicolsky873507
2012-09-03, 01:49 PM
Gente bom dia!
Alguém poderia me ensinar o passo a passo pra fazer essa conversão de 3D pra 2D?
Estou com uma planta topográfica toda em 3D e preciso utilizada em 2D para fazer uma implantação...
Já baixei o lisp, mas não sei como utilizá-lo!
baxsilver345441
2012-12-06, 07:40 PM
Quando vi o título do tópico pensei que seria para transformar desenho 3d em 2d, e não é isso, mas somente trazer todos os pontos para a coordenada z (0,0,0).
No primeiro caso o comando a ser usado é o "flatshot".
Neste caso, seria o "flatten" mesmo, que antes teríamos que usar um lisp, mas atualmente já vem no Autocad.
Tem vezes que flatten distorce o desenho; nestes casos há a opção de remover as hidden lines ou não; testem com cada uma em pequenas partes do desenho primeiro, depois nele todo, pois pode dar pau.
Abraços
biacani363380
2013-03-04, 10:38 AM
bom dia! sei q esse post é mt antigo, mas gostaria de ajuda para usar essa lisp... fiz o download mas nao consigo usá-la! obrigada
agnaldo.guedes
2013-04-19, 02:13 AM
bom dia! sei q esse post é mt antigo, mas gostaria de ajuda para usar essa lisp... fiz o download mas nao consigo usá-la! obrigada
biacani363380, seu problema é o carregamento?
Se for, a solução é: No AutoCAD, digite appload para abrir a tela de navegação: Encontre a lisp, selecione e clique no botão Load. Agora é só digitar o comando Flatten e usar a lisp.