(Parte 2)

Nao, de jeito nenhum essas coisas sao preocupaçoes do programador desconectado do mundo real. O que interessa somente aos utilizadores de AutoCAD é que o trabalho seja feito mais rapidamente que à mao e, francamente, um procedimento que coloca dois milesimos a mais do que outro sao totalmente iguais. Em matéria de programaçao para AutoCAD, nos estamos claramente nos distanciando das necessidades. Os programadores de AutoCAD perdem seu tempo aprendendo coisas que podem servir a quem cria sistema de exploraçao, mas certamente nao aos utilizadores de CAD. Para tomar o exemplo de criaçao de uma linha unica, é muito mais rapido de programar em LISP, ou alias em VBA, que de fazê-la no ambiente .NET.

Eu penso que nenhum programador vai discordar. Entao, vemos os que desenvolvem .NET tentar o impossivel, corajosamente mas pateticamente, e de se envolver em explicaçoes nebulosas. Se um programa desenha 10 000 mil linhas em Visual Basic .NET, a versao escrita em Visual Basic .NET desenhara essas linhas muito mais rapidamente... Grande coisa! Mas ninguém se importa que um desenhista AUTOCAD passe seus dias a fazer a cada 10 segundos 10 000 linhas. Eu digo a vocês o que interessa ao desenhista que utiliza programaçao de AutoCAD: que ao solicitar uma mudança na programaçao de seu departamento, ele seja capaz de corrigir uma linha de codigo no lugar de 25.

Francamente, o programador também esta interessado nisso. E nao é, certamente, dentro do ambiente .NET que isso se produzira, porque enquanto o LISP ja fez a sua correçao, o programador VBA esta terminando de teclar sua linha, e o infeliz do programador .NET esta ainda procurando uma hipotetica ajuda na Web entre hipoteticos exemplos de como os codigos poderiam fazer essa corrreçao sem ver o edificio desabar.

Entao, tudo ainda esta para ser inventado, ou melhor dizendo a ser reinventado? Nao, nao. Nos devemos tomar o problema pela raiz. A partir da necessidade do utilizador final. Inventar uma linguagem de programaçao que seja de um nivel bem mais elevado que a VBA e a LISP. Um computador é perfeitamente capaz de entender uma sentença logicamente expressa tal como: desenhe um poligno partindo do ponto 0,0 ao ponto 5,5, e em seguida ao ponto 10,10. Nao ha absolutamente nenhuma dificuldade para que um computador possa entender essa frase. A grande vantagem é que os seres humanos que estao ao redor da maquina terao igualmente entendido de que se trata.

É essa e uma vantagem determinante, pois nao teremos mais necessidade de "Champollion" para passar centenas de horas a transcrever a lingua falada em linguagem comprensivel pela maquina. Note que esta ja existe, ela é chamada de algoritmos. Mas os tecnicos em informatica lhes dirao que um computador nao é capaz de entender diretamente uma linguagem algoritmica. Isso é verdade. E bom, é suficiente que eles comecem o trabalho e sejam o intermediario entre a maquina e o homem. Em vez de deixar para os programadores de serviços informaticos das empresas que utilizam AutoCAD, que realmente têm outra coisa a fazer que compreender o funcionamente interno das maquinas.

Todos os esforços empregados na programaçao do ambiente .NET deveriam estar, portanto, dirigidos para a escrita de bibliotecas independentes da linguagem informatica e capaz de manipular os objetos que os desenhistas de AutoCAD conhecem . Assim, o papel do programador do serviço de informatica dessas empresas seria de descrever de maneira algoritmica um procededimento que seria transcrito de modo transparente em linguagem compreensivel para a maquina, em seguida à execuçao do codigo a ser lançado. E eu lamento dizer, a linguagem Visual Basic, a C#, a F# nao me parece nada a linguagens de altissimo nivel.

O ambiente de programaçao .NET é preparado à responder a todas as necessidades, infelizmente, e certamente nao em particular para as necessidades dos desenhos de AutoCAD. Eu termino com uma nota esperançosa: parece que nova linguagem chamada DesignScript esta saindo, conforme rumores que circulam à Autodesk University 2010. Mas como eu entendi, mesmo que nos tenhamos as informaçoes mais precisas mais tarde, ela sera uma sorte de linguagem de macro e nao para o campo da construçao civil e arquitetura.

O que eu falo e o que eu penso nesse artigo é alguma coisa que nao é de jeito nenhum dirigido à profissao nem aos produtos verticais, como a gente diz, mas que é orientado ao desenho técnico. Pois o que se venha a dizer ou a fazer crer, a maior parte das pessoas desenha ainda em 2D os objetos que sao completamente virtuais e simbolicos, e eu tenho impressao que essas pessoas sao deixadas para tras pelos gênios que acreditam ter feito um grande serviço a elas, garantindo que a essência da existência é ganhar dois milésimos de segundos.

Versão francesa: http://www.blog-cao.com/2010/autocad...ation-autocad/

Versão inglesa: http://www.acadnetwork.com/topic-80.0.html

tradução: Andrea REGO-EMIN: http://nouvellesdelyon.blogspot.com/