Results 1 to 8 of 8

Thread: ac$

  1. #1
    Member
    Join Date
    2004-09
    Location
    São José do Rio Preto / Brazil
    Posts
    5
    Login to Give a bone
    0

    Post ac$

    Quais comandos do autocad utilizam o arquivo temporario ac$?

    Rodrigo Augusto

  2. #2
    Modérateur Forum Français CGM's Avatar
    Join Date
    2005-10
    Location
    France - 68
    Posts
    767
    Login to Give a bone
    0

    Post Re: ac$

    Quote Originally Posted by rodrigo.75692
    Quais comandos do autocad utilizam o arquivo temporario ac$?

    Rodrigo Augusto
    Rodrigo,
    Eu não sei, a tentativa Autodesk-Portugal

  3. #3
    Active Member pferreira's Avatar
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    88
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: ac$

    Qual a razão de saber quais os comandos que acedem a um ficheiro ac$?
    Não tenho conhecimento de existirem comandos que acedam a esse tipo de ficheiros, apenas em options\open and save\file safety precautions, para definir qual a extensão dos ficheiros temporários.

    Cumprimentos

  4. #4
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Smile Re: ac$

    Olá Pedro
    Comentando a tua resposta, suponho que os ficheiros .ac$ podem ser renomeados para .dwg no Explorador do Windows (Windows Explorer) e serem abertos pelo Autocad como tal, certo?

    Josué
    Porto - Portugal

  5. #5
    Member george.arq's Avatar
    Join Date
    2006-11
    Location
    São Luís -MA- BRASIL
    Posts
    35
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: ac$

    Não entendi bem a sua pergunta,
    Mas os arquivos ac$ (é a extensão default, vc pode mudá-las se quiser) são arquivos temporários de segurança tipo o *.bak, mas no meu ponto de vista MUITO mais úteis e precisos.
    Esses arquivos são salvos automaticamente de X em X minutos (Você escolhe de acordo com a sua necessidade, o default se não me engano é 10 - eu particularmente uso de 2 em 2min) em uma pasta oculta que varia dependendo do seu sistema operacional.
    No windows XP normalmente esse é o caminho:
    C:\Documents and Settings\USUARIO\*Configurações Locasis\TEMP\
    * Sendo que a pasta configurações locais é oculta. Para conseguir vê-la:
    Ferramenteas > Opções de Pasta > Modo de exibição > e marque a opção 'Mostrar pastas e arquivos ocultos', aproveitando que vc já está aí, é bom também desmarcar a opção 'Ocultar extensões dos tipos arquivos conhecidos' pra vc não ter problemas em renomeá-los.

    Espero que a resposta tenha sido útil.
    Abraços.

  6. #6
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: ac$

    Caro George

    Já agora, completando a sua informação, em (Autocad) Ferramentas (Tools) Options, Files, Temporary Drawing File Location, pode modificar a pasta onde é gravado o ficheiro de save automático, e também em Options, Open and Save, File extension for temporary files, pode indicar outra extensão da sua conveniência.

    Josué
    Porto - Portugal

  7. #7
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: ac$

    Olá,

    O comando Undo e salvo erro o Hide utilizam ficheiros temporários AC$ para guardar dados.

    Segue um Copy/Paste de uma mensagem que enviei há algum tempo para o grupo CADPTBR sobre os ficheiros AC$ e SV$. Espero que ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

    "...
    Tanto quanto sei, os ficheiros do tipo AC$ são ficheiros temporários do AutoCAD que guardam informação para algumas operações do AutoCAD e que são apagados quando uma sessão é fechada normalmente. São ficheiros que à partida não terão dados suficientes para reconstruir um desenho (creio mesmo que actualmente a estrutura do ficheiro AC$ é diferente do DWG).

    Os ficheiros do tipo SV$ são os ficheiros de gravação automática, que podem ser abertos pelo AutoCAD depois de alterada a extensão para DWG.
    Se estivermos a trabalhar em um desenho com o nome Planta, e se o tempo sem nenhuma gravação feita pelo utilizador exceder o que está definido pela variável SAVETIME, o AutoCAD gravará um ficheiro num local do disco definido pela variável SAVEFILEPATH com um nome semelhante a Planta_1_2_123.sv$.

    O nome parece complexo mas é fácil de decifrar e pode ser útil para descobrir o desenho a ser recuperado. No exemplo que dei seria:
    Planta é nome original do desenho
    1 é o número sequencial do desenho aberto em simultâneo pela mesma sessão
    2 é número sequencial do desenho aberto em simultâneo por outra sessão do AutoCAD
    123 é um número aleatório dado pelo programa.

    Os ficheiros SV$ só existirão se uma sessão for interrompida bruscamente e serão eliminados sempre seja feito um Save pelo utilizador. Os programadores entenderam que a partir do momento que haja uma gravação, os ficheiros BAK serão os ficheiros de segurança a manter, o que tem lógica mas por vezes não é suficiente .

    Há alguma tendência para considerar os AC$ como ficheiros de segurança, talvez por existir a opção File Extension for Temporary Files na caixa de diálogo Open and Save do comando Options, ao contrário dos SV$ que não têm nenhuma referência visível. Uma correcção a propor à Autodesk?

    Já li algures que os AC$ seriam os ficheiros de gravação automática nos AutoCAD 10 ou 11, mas apesar ter trabalhado com essas versões não consigo me lembrar se era realmente assim.
    ..."

    Até breve

    Jorge Anjos
    Tomar - Portugal

  8. #8
    Member
    Join Date
    2004-09
    Location
    São José do Rio Preto / Brazil
    Posts
    5
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: ac$

    Obrigado Jorge pela resposta.
    É isso mesmo.
    Eu sabia apenas do comando undo, não tinha conhecimento de outros.
    Diferentemente do que foi dito acima, os arquivos ac$ não tem a finalidade de bakup, como os arquivos sv$ e bak.
    Mas agradeço a todos pelas respostas e atenção.

    Abraço

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •