See the top rated post in this thread. Click here

Page 1 of 3 123 LastLast
Results 1 to 10 of 45

Thread: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

Hybrid View

Previous Post Previous Post   Next Post Next Post
  1. #1
    Active Member pferreira's Avatar
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    88
    Login to Give a bone
    0

    Default Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Para todos os que estiverem interessados em falar sobre estes assuntos comigo, força, eu vou passar por este forum sempre que puder (se conseguir,é todos os dias! ).

  2. #2
    Modérateur Forum Français CGM's Avatar
    Join Date
    2005-10
    Location
    France - 68
    Posts
    767
    Login to Give a bone
    0

    Post Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Quote Originally Posted by pferreira
    Para todos os que estiverem interessados em falar sobre estes assuntos comigo, força, eu vou passar por este forum sempre que puder (se conseguir,é todos os dias! ).
    Olà,
    It's good to see someone posting on the International forum.
    This member: bjlottis has previously posted on the subjects you mentioned.
    Check out this thread, extração de atributos. Perhaps he may be interested in exchanging ideas, who knows.

    Babelfish version:
    É bom ver alguém afixar no forum internacional. Este membro: os bjlottis têm afixado previamente nos assuntos que você mencionou. Verifique para fora desta linha, extração de atributos. Talvez pode ser interessado, que sabe.

  3. #3
    Active Member pferreira's Avatar
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    88
    Login to Give a bone
    1

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Thank you, i will do that!

  4. #4
    Português Forum Moderator Brogueira-CADptbr's Avatar
    Join Date
    2003-08
    Location
    Porto-Portugal
    Posts
    416
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Pedro Ferreira,

    Concordo com você assim como conto com o Jorge Anjos para dúvidas que surjam sobre AutoLisp.
    Last edited by augi574259; 2006-12-12 at 09:49 PM.
    João Greno Brogueira
    Moderador dos Fóruns em Português do AUGI
    Skype:joaobrogueira
    augi@brogueira.com
    www.topcadexperts.com

  5. #5
    Active Member pferreira's Avatar
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    88
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Quote Originally Posted by Brogueira-CADptbr
    Pedro Ferreira,

    Conro com você assim como conto com o Jorge Anjos para dúvidas que surjam sobre AutoLisp.
    Olá joão
    Sempre que eu puder podem contar comigo!

    Um abraço

  6. #6
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Quote Originally Posted by L'irlandais
    Olà,
    It's good to see someone posting on the International forum.
    This member: bjlottis has previously posted on the subjects you mentioned.
    Check out this thread, extração de atributos. Perhaps he may be interested in exchanging ideas, who knows.

    Babelfish version:
    É bom ver alguém afixar no forum internacional. Este membro: os bjlottis têm afixado previamente nos assuntos que você mencionou. Verifique para fora desta linha, extração de atributos. Talvez pode ser interessado, que sabe.
    This is in my better English:

    OK, is good to see someone trying, some effort more and you will learn Portuguese, just follow the translation, About Autocad/Autolisp, I have also my interest, I have done some parametric routines (old style in Notepad), I would like to learn to use the Visuallisp IDE but never had the opportunity. I would like much to change some code and knowledge and discuss the mater here.
    Well done

    Aqui segue a resposta em português:

    OK, e bom ver alguem a tentar, algum esforco mais e aprendera portugues, e so seguir a traducao. Acerca de Auticad/Autolisp, tambem me interessa. Fiz algumas rotinas parametricas (estilo antigo em Notepad), gostaria de aprender a utilizar o IDE do Visuallisp mas nunca tive oportunidade. Gostaria muito de trocar algum codigo e conhecimentos e discutir aqui este assunto
    Bem pensado

  7. #7
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Talking Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Como tinha prometido, junto zip com uma pequena aplicação por mim desenvolvida.
    Trata-se de uma rotina paramétrica para pormenorização de betão armado, pessoal, mas que pode ser adaptado a qualquer um, o lsp vai comentado. É conveniente utilizar o desenho junto para testar, o dwg possui pré defenições para funcionar a rotina.
    Lembre-se de colocar o dcl e o slb em pasta (folder) defenida no searchpath do Autocad.
    Aguardo comentários, sugestões e possíveis melhorias.
    Attached Files Attached Files

  8. #8
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Olá Josué,

    Ao ler o cabeçalho do ficheiro SECVIGA1.LSP, apetece-me perguntar:

    Aonde estava esta aplicação em 1996? ).

    O estilo das secções é muito parecido com o que eu utilizava quando desenhava BA no estirador e que depois tentei aplicar no AutoCAD. Na altura criei algumas rotinas que me auxiliaram, mas nunca a este nível.

    Está muito boa e bem comentada, mas atrevo-me a fazer duas sugestões:

    Como publicaste a aplicação, alteraria a instrução
    (setq dcl_id (load_dialog "c:/lsp/secviga1.dcl"))
    ou então aconselharia os demais amigos a criar essa pasta da drive C:.

    Para as versões 2004 ou superiores correrem a aplicação correctamente, é necessário alterar as instruções do género
    (command "_layer" "m" "contorno" "c" "red" "contorno" "")
    para
    (command "-layer" ...)


    Até breve e obrigado por partilhares os ficheiros.

    Jorge Anjos
    Tomar - Portugal

  9. #9
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Wink Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Olá Jorge
    Como viste já existia antes de 96, o que não havia eram as possibilidades que temos hoje de partilhar como agora. Exactamente como no meu caso por necessidade de desenhar no Autocad aquilo que fazia no estirador, comecei a desenvolver esta (durante um curso avançado) rotina a que se seguiram outras, que inicialmente não tinha caixa de diálogo, como podes verificar (dcl) é a V3.2 e parou por aqui.
    Tens razão quanto às sugestões, para ser mais claro a todos:

    1 - Crie e/ou coloque os ficheiros (lsp, dcl e slb) em pasta que esteja defenida no Autocad searchpath, em Tools, Options... Files Support File Search Path, Add... indique a pasta onde guarda as suas rotinas. No ficheiro SECVIGA1.lsp edite a instrução:
    (setq dcl_id (load_dialog "c:/a sua pasta/secviga1.dcl"))
    esta instrução indica a localização e o ficheiro de codigo geradora da caixa de diálogo
    julgo que assim ficou mais claro

    2 - Curiosamente, já ensaiei no 2007 e funcionou na perfeição, no entanto é preferível fazer a alteração como aconselha o Jorge.

    Obroigado Jorge, e aguardo por mais comentários
    bom fim de semana a todos

  10. #10
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Question Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    A propósito de rotinas para betão armado, junto envio uma que "cozinhei" há algum tempo mas que por falta de conhecimentos, estagnou a meio do processo.
    Está parcialmente funcional, e foi o modo que concebi para desenhar vigas simples a qualquer escala.

    Toda a rotina é baseada no conceito de que, quando trabalhamos a uma determinada escala, o valor da variável "textstyle" acompanha proporcionalmente essa escala. No meu caso, concebi diversos "scripts" compilados em menu, que corro previamente para adaptar as variáveis de ambiente á escala em que estou a trabalhar. Segue um exemplo P25.SCR para desenho á escala 1/25 que deverá ser corrido antes de utilizar VIGA.LSP.

    Pode parecer um pouco rebuscado, mas foi o que me ocorreu (sou um rookie, lembrem-se...) e nesse aspecto, a rotina cumpre a 100%.

    Outro conceito presente nesta rotina é o de ela ler sub-rotinas externas no ficheiro acad.lsp que é automáticamente carregado pelo AutoCAD, poupando-me assim o trabalho fastidioso de repetição de código, de rotina para rotina. Assim, para que ela funcione, há que previamente colar as funções incluidas em ACAD.LSP no vosso ficheiro correspondente "acad.lsp".

    Quanto ás funções que estão ai incluídas, devo confessar que não são inteiramente de minha lavra mas sim o resultado de uma agregação minha de pedaços de código alheio que fui encontrando na Net.

    A rotina utiliza ainda diversos blocos *.dwg que a acompanham e que deverão ser colocados na path do AutoCAD.

    Outros comentários e explicações adicionais estão incluídos no próprio ficheiro VIGA.LSP que envio na versão não encriptada.

    A função PC-LOCK, foi apenas uma maneira que me ocorreu de tentar evitar alguns abusos que detectei no acesso ao meu computador no escritório onde exerço funções. Os meus programas eram-me surripiados mesmo antes de terminados e apareciam a funcionar noutra(s) máquinas. Ninguém gosta, né?
    Ocorreu-me que, incluindo essa função de um modo externo na rotina principal e encriptando-a de seguida, quem a levasse para outra máquina, não cobseguiria corrê-las. Ou seja, apagando essa instrução PC-LOCK do meu acad.lsp, todas as rotinas que a usassem se tornariam de imediato inactivas ou obsoletas.
    Tentei este método em várias rotinas e funcionou bem. Entretanto o GLUTÃO DAS LISPS demitiu-se...LOL.

    Quanto ao facto de a rotina estar comentada em Inglês, não foi por pretenciosismo meu mas sim pelo facto de ter lido algures essa norma quando comecei a estudar Autolisp.

    Chega de papo, por agora.
    Aguardo (muitas) críticas e sugestões vossas, ok?
    Attached Files Attached Files
    Last edited by PAULO CASTRO; 2007-01-10 at 06:15 PM.

Page 1 of 3 123 LastLast

Similar Threads

  1. Replies: 2
    Last Post: 2012-08-30, 11:59 AM
  2. Autolisp vs Visual Lisp
    By neje in forum AutoLISP
    Replies: 7
    Last Post: 2009-03-08, 10:54 PM
  3. Book "AutoLisp and Visual Lisp primer", recommended or not
    By thomas.huckabee in forum AutoLISP
    Replies: 0
    Last Post: 2007-05-02, 02:06 PM
  4. Alguns Treinamentos do AUGI em Português sobre AutoCAD
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD General
    Replies: 0
    Last Post: 2007-01-04, 03:16 PM
  5. Livros em Português sobre o 2007
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD General
    Replies: 0
    Last Post: 2006-10-28, 04:05 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •