See the top rated post in this thread. Click here

Page 2 of 5 FirstFirst 12345 LastLast
Results 11 to 20 of 45

Thread: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

  1. #11
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Exclamation Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Comecei com o pé esquerdo.
    Assim que inseri a minha questão, é que reparei na resposta já dada no post anterior.
    Já funciona. Agora vou explorar...!!
    Last edited by PAULO CASTRO; 2007-01-09 at 05:32 PM.

  2. #12
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Olá Polimórfico

    O mais provável pelo erro que me indicou, é porque ao carregar para execução o ficheiro lsp não encontrou o respectivo dcl.Leia a minha úmtila menssagem sobre como proceder, proceda de cordo com o seu caso, e verá que não terá problemas. Coloque um poste reply sobre o resultado, se tiver problemas indique pormenores que me permitam avaliar a situação.

    Aguardo o seu feedback
    Josué
    Porto - Portugal

  3. #13
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Caro Josue

    O meu "post" de ontem foi precipitado pois a solução que me faltava estava num "post" anterior. Faltava-me incluir a "path" correcta na rotina.
    Feito isso, e o "reload" da mesma ,obtive de imediato a janela de diálogo.

    Só que depois veio outro problema: Fiz a selecção de posição de cotas no "slide", atribuí valores para todos os campos disponíveis e de seguida cliquei em "Origem X >", mas obtive a mensagem de "Parâmetros insuficientes. Preencha ou CANCEL para sair!".
    Já tentei com o outro "slide" e com novos valores mas sem sucesso.
    A que pode isto ser devido?

    Sou desenhador num gabinete de estruturas e uttilizo presentemente o Autocad LT2006 (LOL) com um "add on" da Drcauto (LT Toolkit) que lhe permite correr rotinas lisp.

    Por isso gostaria muito de testar este seu programa, que vem um pouco ao encontro de um que eu tenho andado a "cozinhar" á meses. Mas o tempo é muito curto e os conhecimentos ainda mais....

    Qualquer dica dos "experts" será por isso muito bem vinda e apreciada.

    Obrigado

  4. #14
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Olá Paulo
    A rotina possui uma prévia verificação de condições, que caso não se verifiquem as necessárias não executa, é uma forma elegante de permitir ao utilizador de reutilizar a caixa de diálogo e completar os dados, são todos obrigatórios (apesar de já apresentarem valores), excepto a escala e o recobrimento, terá que modificar ou confirmar clicando no valor respectivo. Tente e diga-me se já consegue utilizar.
    Aguardo
    Josué
    Porto - Portugal

  5. #15
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Question Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    A propósito de rotinas para betão armado, junto envio uma que "cozinhei" há algum tempo mas que por falta de conhecimentos, estagnou a meio do processo.
    Está parcialmente funcional, e foi o modo que concebi para desenhar vigas simples a qualquer escala.

    Toda a rotina é baseada no conceito de que, quando trabalhamos a uma determinada escala, o valor da variável "textstyle" acompanha proporcionalmente essa escala. No meu caso, concebi diversos "scripts" compilados em menu, que corro previamente para adaptar as variáveis de ambiente á escala em que estou a trabalhar. Segue um exemplo P25.SCR para desenho á escala 1/25 que deverá ser corrido antes de utilizar VIGA.LSP.

    Pode parecer um pouco rebuscado, mas foi o que me ocorreu (sou um rookie, lembrem-se...) e nesse aspecto, a rotina cumpre a 100%.

    Outro conceito presente nesta rotina é o de ela ler sub-rotinas externas no ficheiro acad.lsp que é automáticamente carregado pelo AutoCAD, poupando-me assim o trabalho fastidioso de repetição de código, de rotina para rotina. Assim, para que ela funcione, há que previamente colar as funções incluidas em ACAD.LSP no vosso ficheiro correspondente "acad.lsp".

    Quanto ás funções que estão ai incluídas, devo confessar que não são inteiramente de minha lavra mas sim o resultado de uma agregação minha de pedaços de código alheio que fui encontrando na Net.

    A rotina utiliza ainda diversos blocos *.dwg que a acompanham e que deverão ser colocados na path do AutoCAD.

    Outros comentários e explicações adicionais estão incluídos no próprio ficheiro VIGA.LSP que envio na versão não encriptada.

    A função PC-LOCK, foi apenas uma maneira que me ocorreu de tentar evitar alguns abusos que detectei no acesso ao meu computador no escritório onde exerço funções. Os meus programas eram-me surripiados mesmo antes de terminados e apareciam a funcionar noutra(s) máquinas. Ninguém gosta, né?
    Ocorreu-me que, incluindo essa função de um modo externo na rotina principal e encriptando-a de seguida, quem a levasse para outra máquina, não cobseguiria corrê-las. Ou seja, apagando essa instrução PC-LOCK do meu acad.lsp, todas as rotinas que a usassem se tornariam de imediato inactivas ou obsoletas.
    Tentei este método em várias rotinas e funcionou bem. Entretanto o GLUTÃO DAS LISPS demitiu-se...LOL.

    Quanto ao facto de a rotina estar comentada em Inglês, não foi por pretenciosismo meu mas sim pelo facto de ter lido algures essa norma quando comecei a estudar Autolisp.

    Chega de papo, por agora.
    Aguardo (muitas) críticas e sugestões vossas, ok?
    Attached Files Attached Files
    Last edited by PAULO CASTRO; 2007-01-10 at 06:15 PM.

  6. #16
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Wink Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Já funciona...!
    Subtil, muito subtil essa maneira de obrigar ao preenchimento de todos os campos.

    O único problema é que o estilo de representação é muito diferente do standard da minha empresa.

    Sugestão: Porque não está incluída a escala 1/25? Sempre me pareceu a escala ideal para a vigas mais simples e é a que eu utilizo em 99% dos casos.

    Agora, se me permite vou tentar perceber o código...
    Lá mais para Agosto eu contacto de novo...(LOL)

  7. #17
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Amigo Paulo

    Proponho que modifique a rotina para os standard's da sua empresa, aliás qualquer dos membros do fórum pode fazê-lo, agradeço só a indicação da autoria do código inicial:
    Josué Silva - Porto. Portugal.
    A rotina está comentada ao pormenor, quanto à escala, veja quais as subrotinas em causa e faça as alterações necessárias, sabe que o Autolisp também se aprende por tentativas e erros, aquilo que costumo designar por "partir a pedra".
    Qualquer dúvida, disponha, dentro da minha disponibilidade, contribuirei com o que puder

    Josué
    Porto - Portugal

  8. #18
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    OK, Josué. Agradeço a disponibilidade. Só mais uma coisa: Ensaiou a rotina que enviei ao fórum? Diga-me só o que achou dela.

    Cumprimentos

  9. #19
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Olá Paulo

    Desculpa mas não, de facto o processo é um tanto ou quanto "rebuscado", outro problema, já tenho o meu acad.lsp perssonalizado, se bem que os entendidos digam que se deve perssonalizar o acaddoc.lsp (uso o 2007). Quanto a pré-configurações sigo o conceito de desenho protótipo, tenho tantos dwt quantos necessários para as diversas disciplinas, visto que desenho em todas as especialidades da AEC. Em betão armado evito a utilização de blocos (se bem que a existência dos blocos dinâmicos me esteja a fazer pular a imaginação mas para os utilizar em Instalações Electricas (BT) e Telefónicas, de representação mais esquemática). Quanto à protecção das rotinas, agora com o IDE do Vlisp já podemos combinar diversos ficheiros compilar noutros formatos permitindo soluções interessantes.

    Até à proxima
    Josué
    Porto - Portugal

  10. #20
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Entendi.
    Tenho que me passar urgentemente para o 2007. O que ainda só não fiz por manifesta falta de tempo. Mas continuo a acreditar neste método de actualizar as dimvars por meio de scripts para trabalhar a diversas escalas no Model Space. Uso-o há tanto tempo (desde o r12) e com tão bons resultados que vai ser muito difícil de abandonar.

    De qualquer modo agradeço a atenção dispensada.

Page 2 of 5 FirstFirst 12345 LastLast

Similar Threads

  1. Replies: 2
    Last Post: 2012-08-30, 11:59 AM
  2. Autolisp vs Visual Lisp
    By neje in forum AutoLISP
    Replies: 7
    Last Post: 2009-03-08, 10:54 PM
  3. Book "AutoLisp and Visual Lisp primer", recommended or not
    By thomas.huckabee in forum AutoLISP
    Replies: 0
    Last Post: 2007-05-02, 02:06 PM
  4. Alguns Treinamentos do AUGI em Português sobre AutoCAD
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD General
    Replies: 0
    Last Post: 2007-01-04, 03:16 PM
  5. Livros em Português sobre o 2007
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD General
    Replies: 0
    Last Post: 2006-10-28, 04:05 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •