See the top rated post in this thread. Click here

Page 4 of 5 FirstFirst 12345 LastLast
Results 31 to 40 of 45

Thread: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

  1. #31
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Caro Paulo

    Primeiro corrigir a linha de programação do post anterior:
    (command "-style" "teste" "romans" "2" "" "2d0'0""" "" "" "")
    como de ter reparado o parenteses vem no fim e o valor mais correcto para obliquing angle deve ser pequeno, é o que faz não se programar à algum tempo, enferruja.
    Gostaria também de completar a informação:
    Julgo que deve conhecer a razão e como se deve utilizar a variável "cmdecho", se tiver dúvidas diga e falaremos disso. Quanto ao textstyle, julgo não haver alternativa para especficar o obliquing angle, assim também é conveniente guardar numa variável o estilo corrente, por corrente o estilo a utilizar pela rotina e restaurar o estilo inicial, isto é o utilizador não tem necessidade de saber qual o estilo de texto que esta utiliza, nem deve ver o seu estilo corrente alterado, assim:
    Se tiver outras instruções que guardam o valor de outras variáveis, coloque esta instrução junta para mais fácil comentar e localizar
    (setq cursty (getvar "textstyle"))
    .............
    (command "-style" "teste" "romans" "2" "" "2d0'0""" "" "" "")
    seguido das instruções que vão utilizar o estilo
    .......
    .......
    )
    (setvar "textstyle" cursty)
    Diga se ficou assim mais claro
    Last edited by Josue Silva; 2007-01-24 at 12:09 PM.

  2. #32
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Caro Josué

    Li atentamente os seus Posts. Não comentei a linha de código do primeiro porque percebi que foi gralha sua ao digitar.

    Quanto ao resto, esse é o método que eu utilizo para armazenar e posteriormente repôr as variáveis de sistema que modifico durante a execução dos meus mais recentes "progs". Só que tento, na medida do possível, fazê-lo através de funções externas carregadas para o AutoCAD através do acad.lsp. Isto parece-me válido mas apenas para aquelas variáveis mais comuns (ex: osmode, othomode, cecolor, etc) pois é impossível adequar o método em simultâneo a todas as rotinas que utilizo habitualmente.

    De qualquer modo, agradeço mais uma vez a disponibilidade e a qualidade dos comentários que fez ao código, que muito me vão ajudar quando eu tiver um tempinho para terminar a rotina.

    Mas não comentou genéricamente a mesma. O que achou dos meus métodos rebuscados?
    Não imagina os dias e semanas que demorei a compilar este bocadinho de código, E ainda por cima incompleto...!!!

    Todo o meu método de trabalho está baseado (há anos...) em scripts que fui desenvolvendo para actualização de variáveis segundo as várias escalas para desenho em Model Space. Daí que isto lhe possa parecer esquisito, mas o facto é que comigo funciona bastante bem...

    Aguardo uma sua opinião.

    Cumprimentos

  3. #33
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Paulo

    Não há dúvida que as nossas estratégias são diferentes. Quando adquiri os conhecimentos suficientes e comecei a "cozinhar" as minhas rotinas parti sempre do pressuposto que poderiam vir a ser utilizadas por outros e pus como condicionante que todo o processo (porque são várias rotinas) teria de ser simples para o comum dos utilizadores para facilitar a utilização (penso que o comum dos utilizadores se desencorajariam de utilizar se lhes fosse complicado).
    A minha rotina das secções desenha a forma base rectangular com os objectos mais simples porque na generalidade dos casos necessito de editar a secção, por isso evito a utilização de entidades complexas (polylines, blocos, etc.).
    Utilizo um ficheiro de desenho protótipo fundamentalmente para a pré-existência de estilos de texto e cotas, mas mesmo essas poderiam ser criadas e postas correntes pela rotina (veja o laje.lsp).
    Quanto ao aspecto do desenho, cheguei a ponderar substituir os circulos por donuts sem diâmetro interno, quando a evolução dos métodos de impressão para jacto de tinta pirmitiam o que na época com plotter de canetas seria complicado.
    Com estes comentários, não ponho em causa o seu método, o fundamental é que atinjamos os nossos objectivos, não acha?
    Mantenho ainda que a melhor forma de conseguir a inclinação da letra no texto (obliquing angle) foi a que lhe sugeri.
    Disponha sempre

  4. #34
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    A todos os membros

    Tenho tentado criar um "Autovbaload" em autolisp para as minhas macros VBA, a ideia é de ter disponível qualquer das minhas macros VBA sempre que de alguma delas necessitar sem ter que estar préviamente a carregá-las, assim tenho tentado com as seguintes linhas de código, por exemplo para carregar e executar a macro que aqui coloquei, referencia.dvb:

    (defun c:ref ()
    (princ "\nDesenho de referência c/s texto -- VBAMacro disponibilizada")
    (command "-vbaload" "c:\\lsp\\vba\\referencia.dvb")
    (command "-vbarun" "seta")
    (princ)
    )

    Da primeira vez que é executada funciona, mas nas subsequentes aparece um "alert" com a indicação: File already loaded: C:\lsp\vba\referencia.dvb
    Penso que terei necessidade de um processo de verificação prévia se a macro está carregada, se estiver passa à execução, se não, carregar e então executar. Quem me ajuda quanto ao código necessário? Utilizo Autocad 2007

  5. #35
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Caros Amigos

    Depois do meu último post, aproveitei a disponibilidade, peguei no "cinzel e escopro" e pus-me a "partir a pedra" para o AutoVbaload.
    Descobri a diferença enter usar o acesso ao comando do Autocad:
    (command "-vbaload" "path/nome")
    e as funções do Autolisp (novas, Vlisp):
    (vl-vbaload "path/nome") e (va-vbarun "nome").
    Com (command "-vbaload" "path/nome"), se o ficheiro dvb já estiver carregado, provoca o pop-up do Autocad msg com a indicação: File already loadded.
    Com a função vl-vbaload, se estiver carregado, ignora e passa à instrução seguinte,
    vl-vbarun.
    De acrescentar que não encontrei estas características destas duas funções do Autolisp documentadas no Developer help.
    Segue em anexo o ficheiro AutoVbaload.lsp que poderá servir de exemplo a todos os interessados, o ficheiro está comentado assim como as correcções necessárias.
    Espero os vossos comentários.
    Attached Files Attached Files

  6. #36
    Member abdala's Avatar
    Join Date
    2006-10
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    0

    Smile Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Caros colegas portugueses e de demais línguas,

    Tenho muitos anos de experiência em autolisp e autocad, mechanical também.
    Fiquem a vontade para perguntar algo.

    Um grande abraço.

    Ladimir Abdala
    Brazil

  7. #37
    Português - Programação Moderator Filipe Francisco's Avatar
    Join Date
    2001-12
    Location
    * PORTUGAL * Sintra *
    Posts
    859
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Quote Originally Posted by abdala
    Tenho muitos anos de experiência em autolisp e autocad, mechanical também.
    Fiquem a vontade para perguntar algo.
    Ladimir Abdala
    Brazil
    Isso é sempre bom haver pessoas com experiência e com vontade de ajudar, bem vindo e obrigado pela ajuda de certo irá haver muita gente a necessitar de ajuda.

  8. #38
    Woo! Hoo! my 1st post
    Join Date
    2007-12
    Posts
    1
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    boa tarde...estou com dificuldade para desabilitar um comando...qdo salvo um documento ele substitui um texto qualquer pelo caminho onde o documento esta salvo....como faço para desabilita-lo?

    obrigado desde já
    marildas@pop.com.br é meu msn..por favor pode me ajudar???

  9. #39
    Português - Programação Moderator Filipe Francisco's Avatar
    Join Date
    2001-12
    Location
    * PORTUGAL * Sintra *
    Posts
    859
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Quote Originally Posted by marilda.mafaldo View Post
    boa tarde...estou com dificuldade para desabilitar um comando...qdo salvo um documento ele substitui um texto qualquer pelo caminho onde o documento esta salvo....como faço para desabilita-lo?...
    Para alguém poder ajudá-la convém se explicar melhor o seu problema

    Cumprimentos

  10. #40
    Woo! Hoo! my 1st post
    Join Date
    2008-04
    Posts
    1
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Falando sobre Autocad e Autolisp/Visual Lisp em Português

    Olá, eu estou tentando aprender como eu faço para programar rotinas lisp no Autocad, e agradeceria se alguém pudesse me ajudar.

    Obrigado.

Page 4 of 5 FirstFirst 12345 LastLast

Similar Threads

  1. Replies: 2
    Last Post: 2012-08-30, 11:59 AM
  2. Autolisp vs Visual Lisp
    By neje in forum AutoLISP
    Replies: 7
    Last Post: 2009-03-08, 10:54 PM
  3. Book "AutoLisp and Visual Lisp primer", recommended or not
    By thomas.huckabee in forum AutoLISP
    Replies: 0
    Last Post: 2007-05-02, 02:06 PM
  4. Alguns Treinamentos do AUGI em Português sobre AutoCAD
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD General
    Replies: 0
    Last Post: 2007-01-04, 03:16 PM
  5. Livros em Português sobre o 2007
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD General
    Replies: 0
    Last Post: 2006-10-28, 04:05 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •