See the top rated post in this thread. Click here

Results 1 to 10 of 10

Thread: Para quem gosta de Telha Lusa

  1. #1
    Member adrisoares's Avatar
    Join Date
    2003-07
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    1

    Default Para quem gosta de Telha Lusa

    Em tempos, e com muita pachôrra desenvolvi uma trama de TELHA LUSA que fica bem em urbanizações e loteamentos. Junto envio um pequeno exemplo de Telhado e o ACADISO.PAT já com a Telha incluida. É uma trama um pouco pesada, mas foi feita à escala de uma telha real.
    Attached Files Attached Files

  2. #2
    Active Member pferreira's Avatar
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    88
    Login to Give a bone
    1

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Quote Originally Posted by adrisoares
    Em tempos, e com muita pachôrra desenvolvi uma trama de TELHA LUSA que fica bem em urbanizações e loteamentos. Junto envio um pequeno exemplo de Telhado e o ACADISO.PAT já com a Telha incluida. É uma trama um pouco pesada, mas foi feita à escala de uma telha real.
    Parabens! Está muito bonita e bem feita.
    Realmente é preciso muita paciencia para criar um hatch deste género, mais uma vez Parabens!

  3. #3
    Member adrisoares's Avatar
    Join Date
    2003-07
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Obrigado pela boa apreciação.
    Adriano Soares
    Cartaxo

  4. #4
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Caro adrisoares

    tentei abrir o desenho em LT2006 mas recebi mensagem de : "file not valid". Suponho que seja por versão do seu acad ser mais avançada.

  5. #5
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Caro Adriano

    Copiei o seu código da telha lusa para um ficheiro isolado "Telha.pat" e coloquei-o na pasta hatch na "path" do autocad, mas quando aplico o hatch recebo a msg de erro:

    Analyzing internal islands...
    Pick internal point or [Select objects/remove Boundaries]:
    <Previewing the hatch>
    Bad pattern definition file:
    Missing parameter on line 993.
    ?


    Trabalho em LT2006 e aqui nada funciona... hehehe...


    Mas gostava muito de ter esse padrão de hatch, pois deve ser excelente para moradias, por exemplo.
    Consegue detectar o que está a falhar?

    Obrigado

  6. #6
    Member adrisoares's Avatar
    Join Date
    2003-07
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Paulo,
    O "acadiso.pat" que coloquei, é o mesmo que venho usando desde a versão 14, a única coisa que falta é a imagem do padrão que deveria aparecer na janela do Hatch. Não sei se é alguma limitação do Lite em termos de números de linhas admissiveis.
    Vou colocar os 3 hatches com escalas diferentes mas só da telha, e o desenho em formato 2004
    Attached Files Attached Files

  7. #7
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Caro Adriano

    Já consegui ver o desenho e o padrão parece-me excelente. No entanto, continuo a receber a mensagem "error in patern file" quando tento aplicar qualquer dos 3 padrões de hatch.

    Tenho cerca de 500 padrões de hatch que tenho vindo a coleccionar (alguns repetidos mas com nome diferente) e desde que fui obrigado a fazer o "downgrade" para LT, muitos deles deixaram de funcionar, portanto o problema não deve residir no seu código, mas sim nesta "piece of ****" a que chamam software.

    Agradecido pela atenção.

  8. #8
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Caro Adriano Soares,

    Obrigado por partilhares esta esta excelente (e invulgar) trama de telha lusa para vistas em planta. É impressionante a quantidade de linhas que compõem o código!

    Isto fez-me lembrar que nos primeiros trabalhos feitos em AutoCAD, eu deixava em branco o espaço das telhas nos alçados e colocava posteriormente os autocolantes da Mecanorma, precisamente o que fazia nos trabalhos "à mão". Como o aspecto híbrido não me agradava, enchi-me de coragem e tentei criar tramas para telhas do tipo lusa e canudo. Procurei encontrar uma solução que não me obrigasse a calcular muitos varrimentos e que o resultado fosse satisfatório, ou que pelo menos fosse semelhante aos padrões dos autocolantes. Na altura até gostei do aspecto que elas tinham no AutoCAD, a desilusão veio depois quando vi a pobre da plotter de canetas a "martelar" durante meia hora para desenhar as telhas de um alçado. Para cada traço (e numa trama daquele género há milharese de pequenos traços) a plotter levantava e voltava a baixar a caneta e que para desespero meu nunca era para dar seguimento à linha anterior.
    Desisti de usar esses padrões (http://www.jorgeanjos.com/dowloads_hatch.htm) e comecei a desenhar as telhas criando arrays de linhas e verdadeiros arcos, cortando manualmente o excedente, método que ainda uso com frequência.

    Em relação aos problemas levantados, aqui vão as minhas sugestões:

    -O erro '"Missing parameter on line 993" deve acontecer pelo facto do código não estar fechado com um Enter, ou seja, a posição final do cursor deve ficar abaixo da ultima linha e não no fim desta.
    [IMG]

    - As tramas quando em ficheiros individuais devem ter o nome do padrão precisamente igual ao nome do ficheiro, caso contrário não são interpretadas pelo AutoCAD e surge o erro "Error in patern file"
    [/IMG]

    - O AutoCAD tenta apresentar no espaço de pré-visualização pelo menos um módulo da trama. Acontece que um módulo desta trama tem imensas linhas, que acabam por escurecer por completo o slide. Se fizerem um teste, deixando apenas as primeiras vinte ou trinta linhas, notarão que a pé visualização será mais nítida.

    Espero que o Adriano não leve a mal, mas vou a enviar em anexo os ficheiros pat com as alterações acima sugeridas.

    Bom fim-de-semana
    Attached Files Attached Files
    Jorge Anjos
    Tomar - Portugal

  9. #9
    Member adrisoares's Avatar
    Join Date
    2003-07
    Posts
    10
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Olá,
    Não tenho que ficar melindrado pelas alterações feitas.
    Tudo o que seja melhorias é bem vindo.
    Cumps
    A.Soares

  10. #10
    Member
    Join Date
    2006-06
    Location
    Lisbon, Portugal
    Posts
    26
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Para quem gosta de Telha Lusa

    Caro Jorge Anjos

    Já testei a sua teoria e tem toda a razão. Faltava o ENTER crítico no final do código.
    E eu para aqui a arengar contra a Autodesk e o LT2006 que, desta vez, até estavam inocentes...!

    No entanto, nenhum dos padrões apresenta o "preview", provávelmente pelos motivos que indicou.

    Mas queria ainda por uma dúvida ao fórum: quando queremos aplicar o padrão, por exemplo numa planta a 1/100 (em model space) qual dos padrões será mais lógico aplicar, e com que factor de escala?

    Experimentei, por exemplo, o padrão Telha_lusa_100.pat num quadrado de 1.00m de lado com scale factor 1.00 e saiu-me +/- 1/4 de uma telha. Alterei o scale factor para 0.1 e obtive uma telha com 40cm de comprimento o que já é um valor mais aceitável, embora numa rápida busca pela Net tenha verificado que o valor mais comum ronda os 45cm.

    Alguém tem melhores sugestões para um critério lógico de escolha e aplicação destes (excelentes) padrões consoante a escala de trabalho?

    Obrigado a todos.

Similar Threads

  1. Quem vai ao CadCamp São Paulo 07
    By fgomes.gis in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 3
    Last Post: 2007-12-03, 03:06 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •