Results 1 to 8 of 8

Thread: Import Shapefile no Map 3D 2008

  1. #1
    Member
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP
    Posts
    25
    Login to Give a bone
    0

    Default Import Shapefile no Map 3D 2008

    Olá pessoal!

    Estou tendo problemas com importação de Shape no Map 3D 2008. Durante a impotação ele só lê e converte para OD a chave (FeatID), o resto dos atributos é ignorado. Nas versões anteriores funcionava perfeitamente bem e agora não faz mais.

    Alguem tem alguma dica sobre isso?

    André Oliveira

  2. #2
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    43
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Import Shapefile no Map 3D 2008

    Olá André,

    Não tenho visto nenhum problema deste tipo reportado anteriormente. Eu também nunca tive este tipo de problema.
    Ao invés de importar o arquivo .shp, você poderia acessá-lo diretamente, sem necessidade de conversão. Você poderia acessar as geometrias e atributos contidos no arquivo tanto para ler e escrever, sem precisar transformá-los em um dwg. Você já teve oportunidade de utilizar este recurso disponível desde a versão 2007 do Autodesk Map? Caso queira posso mostrá-lo os passos.

    Se preferir me mande um arquivo de exemplo, onde ocorre o erro para dar uma olhada.

    Um abraço

    Fábio Gomes

  3. #3
    Member
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP
    Posts
    25
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Import Shapefile no Map 3D 2008

    Olá Fábio,

    Eu utilizo a nova interface do Map para conectar arquivos SHP normalmente. É que eu preciso cleanar e gerar topologia com o centroide vindo do atributo do Shape. Como o Map ainda depende da topologia para fazer análise de overlay, não me resta outra alternativa senão importar esse arquivo com os atributos do shape, que agora na versão 2008, não são importados. Vou mandar o arquivo para você testar aí. OK?

    Obrigado.

    André Oliveira

  4. #4
    Member werneckad's Avatar
    Join Date
    2007-05
    Location
    Rio de Janeiro - Brasil
    Posts
    23
    Login to Give a bone
    0

    Post Re: Import Shapefile no Map 3D 2008

    Fábio,

    Isto também, acontecia nas versões anteriores do AutoCAD MAP, 2004 e 2006.

    Para a correção, você deve reinstalar o CAD novamente.

    Antes disso, limpe o registro.

    abraços,

    Werneck

  5. #5
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    43
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Import Shapefile no Map 3D 2008

    Werneck,

    Obrigado pela dica.

    André,

    Espero que isto resolva.

    Abraços.

  6. #6
    Member
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP
    Posts
    25
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Import Shapefile no Map 3D 2008

    Obrigado Fábio e Werneck,

    O problema com os Shapes está resolvido.

    Map 3D 2008 e Shapes integros. Muito bom. Valeu pessoal.

    Aproveitando a onda do Shape, a Cristina Randazzo da Autodesk disse em sua apresentação do 2008 que agora o Map edita o Shape conectado no Darta Source. Eu não consegui fazer isso. Algum de você sabem como se faz?

    Obrigado.

    André Oliveira

  7. #7
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    43
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Import Shapefile no Map 3D 2008

    Olá André, Você resolveu o problema anterior reinstalando o seu Autocad Map ?

    Bem, a edição pode ser feita da seguinte forma:

    1 - Após você conectar ao shape file, o Autocad Map adicionará ao mapa os dados contidos do arquivo em entidades do tipo MAPBULKFEATURE (você já deve ter percebido isto no comando list né ?) que não são editáveis da mesma forma que as polylines, lines e points. Evidentemente se houverem geometrias no shp, caso houverem apenas dados tabulares favor considerar pular para o 4 item.

    2 - Após ter adicionado ao Mapa, para que as editemos os dados é necessário executar o comando CHECK-OUT FEATURES que fica na toolbar DATA. Após o check-out você verá que vários grips serão criados para uma nova entidade do tipo MAPPOLYGON (caso seja um poligono) assim como para polylines e pontos.

    3 - Então para edição geométrica você poderá alterar os grips normalmente, como fazemos em uma polyline.

    Para criação de um nova feição, você precisará clicar com o botão direito sobre o layer no display manager e escolher a função create > create new ... (nome do layer) ou utilizar esta mesma função na toolbar DATA do qual me referi anteriormente.
    Para excluir, basta um simples delete ou erase se preferir.

    Você ainda tem disponível as funções Extract feature geometry e New feature from geometry que permitem criar feições a partir de geometria existentes e vice-versa.

    4 - Para alterar os atributos, basta selecionar o layer no display manager e clicar na funcão Table, que fica na parte superior do próprio display manager. Então um grid de dados será exibido e você poderá localizar a feição e alterar seus atributos.

    5 - Após você fazer suas alterações para que elas sejam refletidas no arquivo shp é só você executar o comando check-in.

    Estas funções da toolbar Data, também se encontram nos Menus Edit, Create e Modify, onde inclusive você encontrará no menu Edit uma opção Update Edits Automatically que quando setado fará com que toda alteração realizado no layer seja refletido imediatamente no arquivo shp conectado.

    Espero tê-lo ajudado desta vez

    Um Abraço,

    Fábio Gomes

  8. #8
    Member
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP
    Posts
    25
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Import Shapefile no Map 3D 2008

    Olá Fábio,

    O problema estava no próprio Shape e não no Map.

    Quanto as dicas de edição dos Shp's "foi batuta". Testei todos os passos e correu tudo perfeito. Eu estava tentando fazer o Check-out através do Display Manager, mas não tem essa função lá. Somente da Toolbar Data.

    Quando ativei essa toolbar o mundo do Shape se abriu prá mim. Dessa mesma forma eu posso fazer com as demais conexões, não é?

    Muito obrigado pelas dicas.

    Obraços,

    André Oliveira

Similar Threads

  1. 2013: Import shapes and attached data (shapefile, object data etc) to Revit
    By cooperch663326 in forum Revit Architecture - General
    Replies: 4
    Last Post: 2014-06-02, 10:53 AM
  2. Import Image in 2008
    By jmmacari in forum AutoCAD General
    Replies: 5
    Last Post: 2007-09-27, 12:20 AM
  3. Can't import and/or export CAD formats in Revit 2008
    By kenmarcus in forum Revit Architecture - General
    Replies: 0
    Last Post: 2007-08-30, 08:22 PM
  4. Import ADT 2006 Tool Palettes into ACA 2008
    By Noahma2 in forum ACA General
    Replies: 4
    Last Post: 2007-06-25, 04:58 PM
  5. Revit 2008 API: Import/Export of DWG/DWF/Image?
    By Dave Lewis in forum Revit - API
    Replies: 1
    Last Post: 2007-03-24, 11:55 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •