Results 1 to 9 of 9

Thread: DCL

  1. #1
    Português - Programação Moderator Filipe Francisco's Avatar
    Join Date
    2001-12
    Location
    * PORTUGAL * Sintra *
    Posts
    859
    Login to Give a bone
    0

    Default DCL

    Para quem usa DCL, agora existe uma maneira mais fácil.

    Object DCL

    http://www.ductisoft.com/ODCLanglais.htm


    Compatível com AutoCAD 2007 e 2008

    Espero que seja útil



  2. #2
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    Boa Francisco
    Já fiz o download e logo que possível vou experimentar!
    Uma pergunta caro amigo: como se instala? tentei encontrar informação sobre a instalação e não encontrei.
    Obrigado
    Last edited by Josue Silva; 2007-07-10 at 09:49 AM.

  3. #3
    Português - Programação Moderator Filipe Francisco's Avatar
    Join Date
    2001-12
    Location
    * PORTUGAL * Sintra *
    Posts
    859
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    Quote Originally Posted by Josue Silva
    ... Uma pergunta caro amigo: como se instala? tentei encontrar informação sobre a instalação e não encontrei. Achei bastante interessante...
    Obrigado
    Também não achei, experimenta neste link http://www.ductisoft.com/news.htm pode ajudar, eu sinceramente não sei usar dcl, não te posso ajudar, simplesmente partilhei o link com o pessoal.

    Eles tambem têm uma mailing list no final do link http://www.ductisoft.com/news.htm, deve valer apena.

    Cumprimentos

  4. #4
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    Francisco

    Já tinha visto, não tem indicação nenhuma de como instalar, vou ter de pedir ao site que disponobiliza o programa essa instrução
    Obrigado

  5. #5
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    OK Francisco

    Já instalei e experimentei, ao contrário do que a informação disponível fazia supor, não é um arx e não cria ficheiros dcl mas sim odc. Funciona como um programa Windows fora do Autocad, ainda tenho que descobrir como é que o autolisp (VisualLisp) reconhece o ficheiro da caixa de diálogo (dcl).
    Experimentei criar uma caixa de diálogo e nas primeiras impressões é muitíssimo mais simples de criar a caixa do que com linguagem dcl (Dialog Control Language), exactamente como no VBA para criar UserForm! Formidável. Experimenta também, talvez isso te entusiasme para o Visuallisp!
    Agora tenho que ter oportunidade de utilizar em situação real.
    A propósito deste tema descobri ao fundo da página tema relacionado com posts do nosso amigo Mike Perry que indicam outro programa que também irei experimentar OpenDCL
    Obrigado

  6. #6
    Português - Programação Moderator Filipe Francisco's Avatar
    Join Date
    2001-12
    Location
    * PORTUGAL * Sintra *
    Posts
    859
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    Quote Originally Posted by Josue Silva
    Experimenta também, talvez isso te entusiasme para o Visuallisp!
    E tempo para isso... o vba já me dá muitas dores de cabeça , com o tempo nunca se sabe...

    Quote Originally Posted by Josue Silva
    A propósito deste tema descobri ao fundo da página tema relacionado com posts do nosso amigo Mike Perry que indicam outro programa que também irei experimentar OpenDCL
    Pelos vistos existe mais alternativas, isso é bom para todos

    Cumprimentos,

  7. #7
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    Amigos

    Já tive oportunidade de avaliar em primeiras impressões o ObjectDCL e o OpenDCL

    ObjectDCL - Não tem help nem instruções de uso, apesar de ser um trial (15 dias), deve-se adquirir a licença ($US 34,9

    OpenDCL - É um projecto inicialmente comum do qual derivou o ObjectDCL, foi completamente "reengenhariado" (segundo o autor) com help completo com vantagem de ser livre e de código aberto (atenção programadores) e na condição de se manter assim, o desenvolvimento continua com a participação livre dos interessados no projecto. Nos links do Francisco encontram a história toda.

    São de facto dois programas, um para a criação das forms (chamo-lhe assim porque é identico ao processo no VBA) com várias ferramentas, mais do que no dcl do Autocad ou do VBA, outro é um ARX onde se encontram defenidas as funções (acrescenta funções ao VisualLisp) para controle da caixa e das ferramentas da caixa (tools) e são muitas!

  8. #8
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    instalei OpenDCL por aqui tbm, mas foi dito acima, tbm estou iniciando em meus estudos, quero ver o que consigo fazer com tal ide.

    []'s

    Luciano

  9. #9
    Português - Programação Moderator Filipe Francisco's Avatar
    Join Date
    2001-12
    Location
    * PORTUGAL * Sintra *
    Posts
    859
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: DCL

    Quote Originally Posted by lucianno View Post
    instalei OpenDCL por aqui tbm, mas foi dito acima, tbm estou iniciando em meus estudos, quero ver o que consigo fazer com tal ide.

    []'s

    Luciano

    Boa sorte para esses estudos, depois coloque aqui a sua opinião em relação a ao openDCL.

    Cumprimentos

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •