Results 1 to 9 of 9

Thread: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

  1. #1
    Member
    Join Date
    2007-09
    Posts
    7
    Login to Give a bone
    0

    Default Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    Olá...

    Estou tentando importar um objeto para complementar uma cena, é um archmodel de 3D Studio Max. Coloco o objeto na cena e ele fica cinza, nao consigo aplicar nenhuma textura a ele. É possivel fazer o que estou tentando? Caso seja possivel como proceder?
    Attached Images Attached Images

  2. #2
    Português - Revit Moderator fernando's Avatar
    Join Date
    2003-11
    Location
    Leiria - Portugal
    Posts
    325
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    1º O elemento está em que formato? dwg? 3ds?

    2ª Criaste uma familia onde inseriste o modelo? é que esse deve ser o procedimento a utilizar, pois assim dentro da familia podes atribuir materiais ás layers dos objectos, se este for um dwg 3d.

    usando este sistema nunca tive problemas de maior

  3. #3
    Member
    Join Date
    2007-09
    Posts
    7
    Login to Give a bone
    0

    Thumbs up Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    Boa tarde...

    Utilizo a versão 9.1 do Revit... primeiramente tentei importar direto do elemento original que tem a extensão do Studio Max, como nao consegui, exportei para o AutoCad e a extensão passou a ser .DWG. Tentei "explodir" o elemento, nao consegui tambem pois ele desaparece.
    Tenho o mesmo problema com o telhado anexado, essas telhas sao blocos de Cad e estão tambem na cor original , o bloco tem a extensão .DWG. Gostaria de poder mudar as cores. Espero que essas informações possam te ajudar a me ajudar.

    =D

    Agradeço a sua atenção
    Attached Images Attached Images

  4. #4
    Português - Revit Moderator fernando's Avatar
    Join Date
    2003-11
    Location
    Leiria - Portugal
    Posts
    325
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    O método correcto é o seguinte:

    Criar uma novo objecto dentro do template da familia em que ele se pode situar melhor.

    importar o dwg para essa familia.

    esse dwg deve ter os objectos separados por layers, para que depois possas assignar a cada layer um material.


    de seguida esse objecto vai ser inserido no projecto em que queres utilizar.

    se parametrizar os materiais, poderás modificálos dentro do projecto, caso contrário apenas os poderás modificar dentro da familia.

  5. #5
    Member
    Join Date
    2007-09
    Posts
    7
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    Boa noite Fernando.

    Segui os passos que voce citou.... fiquei travado na hora de localizar os layers no Revit, nao sei como fazer isso. Sei que no CAD eles existem e foram importados, sao 2 , o da fruteira e o das maças. Como eu faria isso? Sou novato no Revit, e ainda nao conheço tudo sobre ele.
    Agradeço mais uma vez sua ajuda.

  6. #6
    Active Member
    Join Date
    2015-10
    Location
    Coimbra - Portugal
    Posts
    73
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    Bem, um pormenor importante quando da importação de objectos, sejam eles 2D ou 3D, do AutoCad para o Revit, aconselho que nas propriedades dos mesmos (cores, tipos de linhas,...) esteja tudo by layer facilitando posteriormente a edição desses objectos no Revit.

    Relativamente aos materiais, e como disse o Fernando. estando já eles parametrizados na família, poderás modificar no projecto propriamente dito, caso contrário terás que modificá-los dentro da família.

    Caso estejam parametrizados na família, ou seja, a sua edição torna-se possível no projecto, só terás que seleccionar esse objecto e aceder às suas propriedades (do tipo ou instancia).

    A outra possibilidade é acederes a Settings>Object Styles e no separador Imported Objects tens tudo o que procuras.

    É só alterar os materiais e testar... não custa nada

  7. #7
    Member ruivenda's Avatar
    Join Date
    2005-02
    Location
    Leiria, Portugal
    Posts
    18
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    Pessoal, as layer's no revit são categorias e subcategorias de objecto...

    Assim, se queres ver onde mudar ou atribuir um material a uma layer autocad, basta ires a Settings -> Object Styles e aí mudar o que há a mudar como o Rafael disse e bem...

  8. #8
    Member
    Join Date
    2007-09
    Posts
    7
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    Boa Noite....

    Agradeço a todos pelas dicas....em alguns archmodels é possivel colocar materiais através de setting>object style, porem em outros, que é a grande maioria, acontece o seguinte: no 3ds, existe um layer e dentro desse layer, existem varios "sub layers", nao sei se o termo é esse já que nao entendo quase nada de 3ds, o fato é que todos os layers que representam o elemento , estão dessa forma e eu nao consigo modifica-los. O resultado disso é que quando transformo o elemento em .DWG,ele tem um unico layer, portanto no Revit, settings>object styles, tambem aparece um layer só. Prometo que é a ultima vez que insisto nesse assunto, talvez com essa explicação minha, voces constatem que o que quero fazer é impossivel ou me deem uma solução para esse problema.

    Agradeço muito a todos

  9. #9
    Member ruivenda's Avatar
    Join Date
    2005-02
    Location
    Leiria, Portugal
    Posts
    18
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como Importar archmodel de 3D Studio Max?

    Chama-se a isso multi-sub-object. Ou seja, a um objecto são aplicados materiais que têm definições de sub-objects.

    Exemplo uma cadeira. Pode ser apenas um objecto, tipo uma só nurb, mas depois pode ter multiplas sub-selecções. Ou seja, ter aplicado um número 1 (camada 1) aos braços da cadeira, o nº2 às pernas da cadeira, um nº3 às costas, etc. Quando o multi-sub-object material é aplicado, estão designados materiais a cada número e por isso fica tudo correcto.

    Então o que se deve fazer para converter isso em dwg e posteriormente em rvt???? Pois bem dá algum trabalho, mas não é nada que se possa fazer...

    Primeiro temos de editar a mesh do objecto e depois filtrar a selecção por um dos números (ou camadas).

    Depois de seleccionado o sub-objecto fazemos um duplicate ou separate. E ficamos com este objecto separado do restante.

    Fazemos isto para todas as sub-selecções que existem.

    Ficamos com vários objectos. Depois podemos exportar para dwg.

    Em autocad associamos a cada objecto uma layer. (Isto também pode ser feito em 3ds MAX ou VIZ).

    Depois é só importar o nosso objecto para um familia revit. Nesta familia associamos um parametro de material a cada parte de objecto revit.

    No fim ficamos com um objecto com os materiais paramétricos, podendo depois ser mudados projecto a projecto ou dentro do mesmo projecto através da duplicação.

    Espero ter sido esclarecedor.

    Fica aqui outra dica. Evitem utilizar objectos dwg em familias revit, porque depois ficam muito pesados e isso prejudica em muito o tamanho e desempenho do ficheiro principal. É preferivel usar o formato SAT que é muito mais leve e por isso muito poderoso quando em familias revit. Fica a sugestão. O autocad permite guardar ficheiros 3d em objectos SAT. Atenção que estes objectos SAT têm de ser 3d e de preferência fechados.

    Bom trabalho a todos...

Similar Threads

  1. ¿Como definir un alineamiento como borde de pavimento?
    By tengomuchoexito in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 1
    Last Post: 2009-11-16, 06:24 PM
  2. Importar do cad
    By jorgitodiniz in forum Revit - Platform
    Replies: 2
    Last Post: 2009-11-12, 02:33 AM
  3. Como importar/exportar filtro de layer ?
    By Ney Paula in forum AutoCAD General
    Replies: 5
    Last Post: 2009-07-06, 01:50 PM
  4. importar licencia, como?
    By hiken in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 3
    Last Post: 2009-04-03, 02:53 AM
  5. importar dwg a 3ds
    By maninosierra in forum 3ds Max - General
    Replies: 1
    Last Post: 2008-04-25, 03:10 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •