See the top rated post in this thread. Click here

Page 1 of 3 123 LastLast
Results 1 to 10 of 27

Thread: Usando mesmo o Paper Space

  1. #1
    Member
    Join Date
    2002-02
    Posts
    4
    Login to Give a bone
    1

    Default Usando mesmo o Paper Space

    Durante alguns anos de utilização do CAD sempre busquei maneiras mais produtivas de trabalho, que explorassem os recursos que, cada vez mais, estavam sendo melhorados cada vez que uma nova versão era lançada.

    Quebrado o paradigma da utilização do Paper/Model space (que o diga os que usaram as versões anteriores à 14), busquei utilizar ao máximo os recursos que o novo ambiente me proporcionava.

    Gostaria então de compartilhar alguns "modos" de trabalho que utilizo e que não vejo ser utilizado por usuários com o qual tenho oportunidade de trocar idéias. Vamos a eles:

    Sempre achei que, assim como os formatos de papel e carimbo, as cotas são atributos do paper space (layout), logo costumo cotar meus desenhos no layout e nunca no model. Isso me dá flexibilidade de cotar diferentes viewports com diferentes escalas. E o meu model continua intacto, sem cotas que podem mudar de estilo em diferentes layouts. Isto me permite utilizar um desenho de arquitetura como x-ref para um outro desenho de eletrica por exemplo. O model vai limpinho.

    Outro habito que adquiri foi utilizar sempre o milimetro como minha "unit" de desenho. Como fica fácil atribuir escala às viewports usando milimetro! As escalas são definidas sem aquelas contas pra saber a escala. 1/50 é 1/50 e pronto!

    Fico por aqui com estas provocações. Gostaria de saber se mais alguem usa estas ou outras maneiras de trabalho diferente e que podem ajudar a tornar o trabalho mais produtivo. Um abraço a todos!!!

  2. #2
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    9
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Bom dia a todos ,

    Folgo em saber que como a musica diz "não sou o unico".
    Mas para conseguirmos trabalhar nos layouts com as cotas ( um unico tipo de cota ) para qualquer escala temos que ter a variavel dimassoc=2.
    Falando com amigos que trabalham com o cad e que a empresa lhes deu formação, disseram-me que lhes ensinaram a ativar a viewport e cotar o desenho. Mas isto coloca as cotas no model,logo tem que ter um tipo de cota para cada viewport. É isto que quem dá formação de cad ensina? Como é que estas pessoas têm competencias para dar formação de cad se não sabem trabalhar com o programa.

    Desculpem o desabafo, um abraço a todos

  3. #3
    I could stop if I wanted to
    Join Date
    2007-06
    Location
    Belo Horizonte, MG - Brasil
    Posts
    256
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Concordo com vocês, mas o maior problema disso tudo é que somo poucos em ensinar e acreditar nas evoluções do programa, pensar em um desenho amplo e funcional, faz farte de um comprometimento com o nosso trabalho.

    Acreditar as mudanças, questionar a forma de trabalhar faz parte do autocad. é inacreditável como o número de pessoas que utilizam o autocad, nas versões de ponta o utilizam de forma inutil e burra! mas falam que tem a última versão instalada!

    Saludos para todos e concordo plenamente com a teoria de vocês, parabens pelo tópico
    Guy

  4. #4
    Member euller.monteiro's Avatar
    Join Date
    2007-07
    Location
    Belo horizonte,Minas Gerais, Brasil.
    Posts
    47
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Carlos Eduardo, e demais amigos, Boa tarde.

    Amigos, eu vou desabafar aqui, eu já tentei achar informações de como desenhar e usar o paper em meus desenhos, más até agora as informações que encontrei não me fiseram sair do lugar. eu trabalho até alguns desenhos em 3d, más não consigo fazer nada em paper, ainda não consegui entender como funciona de verdade, ná recebi desenhos de outras empresas cujos desenhos eu fiquei de cara, pois o que havia no model era desenhos separados, e no paper eles se juntavam e formavam uma estrutura completa. e eu nem consigo bolar uma prancha com o carimbo da empresa para adicionar os meus desenhos.

    Já procurei ajuda em outros foruns, e em outros tópicos já adicionados por mim neles e nada, já procurei apostilas sobre como desenhar em paper, tô meio frustrado pois gostaria de poder valorizar melhor meu desenho com um trabalho mais elaborado.

    Grato: Euller.

  5. #5
    Português Forum Moderator Brogueira-CADptbr's Avatar
    Join Date
    2003-08
    Location
    Porto-Portugal
    Posts
    416
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    A noção de Composição ou Layout sofreu uma tremenda evolução do 14 para o 2000 com o aparecimento dos Layouts.

    Eu tenho alguma informação, dispersa, sobre o tema no meu Blog e passo a indicar os links:

    http://cad.blogs.com/cadptbr/2007/07...lar-a-plo.html

    http://cad.blogs.com/cadptbr/2006/03...la_sobre_.html

    http://cad.blogs.com/cadptbr/2006/03...r_unida_1.html

    http://cad.blogs.com/cadptbr/2005/07...edo_da_es.html

    Quem sabe estes artigos não ajudam alguém e até mesmo abrem o apetite a outros.

    Prometo que vou pensar no assunto e publicar alguns artigos ligados mais directamente com Layouts.
    João Greno Brogueira
    Moderador dos Fóruns em Português do AUGI
    Skype:joaobrogueira
    augi@brogueira.com
    www.topcadexperts.com

  6. #6
    Active Member
    Join Date
    2007-08
    Posts
    54
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Olá,

    Há quem defenda o uso das cotas exclusivamente no Paper Space, mas eu tento ser um pouco mais flexível. Reconheço vantagens na cotagem no Paper mas não consigo avaliar negativamente um trabalho cotado no Model se for concebido para ser plotado apenas a uma escala.
    Noto pelos trabalhos que recebo de outras equipas ou por aqueles que estão disponíveis na internet, que a maioria é concebida para ser plotada apenas a uma escala, talvez por isso o Paper Space seja pura e simplesmente ignorado. Não creio que seja uma questão de má formação ou desconhecimento, apenas um meio de ganhar tempo, compreensível, até porque depois de plotado não é possível apontar qualquer diferença entre trabalhos com ou sem Paper.

    Um abraço.
    Jorge Anjos
    Tomar - Portugal

    P.S.
    Como cotam um trabalho em 3D (uma perspectiva isométrica) no Paper Space? .

  7. #7
    Member
    Join Date
    2007-04
    Posts
    9
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Boa tarde a todos,

    Euller eu aprendi a trabalhar com os layouts atraves de um ficheiro em pdf que me arrajaram, esse ficheiro é autocad 2002 bible.

  8. #8
    Member euller.monteiro's Avatar
    Join Date
    2007-07
    Location
    Belo horizonte,Minas Gerais, Brasil.
    Posts
    47
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Pelo título me pareçe ser em ingles, estou correto ou não, se for me dificulta um pouco, pois aqui no Brasil o ensino de ingles é muito fraco, e vou ter que traduzir na marra. Demora muito,

    Más com certeza deve ser uma ótima ferramenta de estudo.

  9. #9
    I could stop if I wanted to
    Join Date
    2007-06
    Location
    Belo Horizonte, MG - Brasil
    Posts
    256
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Euller, da uma olhada no material que o João indicou. O Material da Prof. Cicília, tem muita informação... pena que peca um pouco ainda no que foi discutido no início do tópico. mas é um bom começo!
    Saludos
    Guy

  10. #10
    Member
    Join Date
    2002-02
    Posts
    4
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Usando mesmo o Paper Space

    Animada a discussão carissimos colegas!!!

    Era esse mesmo o objetivo!

    Uma coisa me deixa "encucado". Em nenhum dos "samples" que a Autodesk produz eu vejo sequer um traço da possibilidade da utilização das cotas no paper space. Nunca ví em nenhuma publicação, oficial ou não, ninguem tocar neste asunto.

    Concordo com o companheiro que falou que o fato de não ser necessário pois resolve o problema no model space e não precisa cotar no paper. Mas acho importante criar uma metodologia de desenho e usá-la. Por isso tenho como regra em qualquer projeto usar esta premissa.

    E como disse antes, acho importante deixar o desenho no model pronto para uma "reutilização". Imagine que o projeto de arquitetura chega para o projetista de elétrica que simplesmente carrega o arquivo como x-ref, (no meu caso, coloco todos os layers da referencia externa, no novo desenho, num tom de cinza 50%) e é só trabalhar no projeto elétrico. Ou no hidraulico...

Page 1 of 3 123 LastLast

Similar Threads

  1. Replies: 2
    Last Post: 2014-02-18, 01:25 AM
  2. Replies: 2
    Last Post: 2010-03-23, 07:22 PM
  3. O mesmo Bloco em várias cores no mesmo desenho
    By Brogueira-CADptbr in forum AutoCAD General
    Replies: 2
    Last Post: 2007-07-18, 09:00 PM
  4. Replies: 3
    Last Post: 2006-10-24, 07:05 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •