Olá
Na minha actividade profissional sou utilizador do land e civil design no projecto de estradas.
Neste momento estou com um problema que não consigo resolver e que se prende com a definição das sobreelevações do perfis transversais.
A questão é a seguinte:
Tenho uma directiz composta por curvas circulares e clotoides com sentido reverso isto épor exemplo;
curva circular Esq - clotoide - clotode-curva circular Dir - clotoide - clotoide - curva circular Esq - clotoide ..... numá extensão com cerca de 8Km.

A transição da sobreelevação dá-se entre as clotoides das curvas e a pendente neste pont é 0%.

A 25 m deste ponto para a direita e esquerda a sobreelevação deve ter 2.5%, e em toda a curva circular 7%.

No quadro das sobreelevações e seguindo o manual a End Station corresponde ao ponto de transição das clotoides para que o pendente transversal seja zero.

O problema surge na definição da pendente de 2.5 % a 25 m deste ponto ( dir. e esq) sabendo que só no fim da curva de transição a sobreelevação é máxima (7%).

Tenho utilizado vários valores para Runoff e Runout sem resultado.
Os valores que estou a conseguir são o ponto onde a sobreelevação inverte e o ponto máximo. não consigo obter 2.5% a uma distancia por mim definida.

Agradeço a quem souber como se resolve este problema.
Obrigado
Artur