See the top rated post in this thread. Click here

Results 1 to 10 of 10

Thread: altura do texto de cota

  1. #1
    Member
    Join Date
    2009-02
    Posts
    3
    Login to Give a bone
    0

    Wink altura do texto de cota

    Como alterar a altura do texto de cota após esta ter sido desenhada?

  2. #2
    Active Member
    Join Date
    2007-04
    Location
    Belo Horizonte
    Posts
    62
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: altura do texto de cota

    voce pode ir no propriedades e mudar la o tamanho do texto, ou então mudar o dimension style

  3. #3
    Member
    Join Date
    2008-07
    Location
    Maceió/AL - Brasil
    Posts
    19
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: altura do texto de cota

    Exatamente. Silas ja mostrou o caminho, pessoalmente eu prefiro modificar/criar no "Dimension Style" pois assim fico com configurações que podem ser acessadas a qualquer momento.

    Bem como trabalhar no Model Space com pranchas em escalas diferentes onde o tamanho final(impresso) seja exatamente o mesmo.

    Ja aproveitando o gancho, uma boa proporção para o tamanho da cota é 50% da altura usada para os textos gerais.

    Ex: Digamos que meu texto para indicação de ambientes (Proj. Arquitetônico) tenha .20, então utilizo para a cota .10, Que será legivel e não tera um destaque excessivo dentro do projeto.
    Last edited by vivaldo.chagas; 2009-02-18 at 11:41 AM.

  4. #4
    100 Club
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP - Brazil
    Posts
    181
    Login to Give a bone
    1

    Default Re: altura do texto de cota

    bom em se falando de textos de cotas e nomenclaturas de ambientes
    exiete uma norma tecnica (ABNT ) que rege isso.

    pelo que me lembro dela a menor altura de texto em um "projeto" é de 1,5mm que é equilavente a regua 60 no normografo

    Quote Originally Posted by vivaldo.chagas View Post
    Exatamente. Silas ja mostrou o caminho, pessoalmente eu prefiro modificar/criar no "Dimension Style" pois assim fico com configurações que podem ser acessadas a qualquer momento.

    Bem como trabalhar no Model Space com pranchas em escalas diferentes onde o tamanho final(impresso) seja exatamente o mesmo.

    Ja aproveitando o gancho, uma boa proporção para o tamanho da cota é 50% da altura usada para os textos gerais.

    Ex: Digamos que meu texto para indicação de ambientes (Proj. Arquitetônico) tenha .20, então utilizo para a cota .10, Que será legivel e não tera um destaque excessivo dentro do projeto.

  5. #5
    Member
    Join Date
    2008-07
    Location
    Maceió/AL - Brasil
    Posts
    19
    Login to Give a bone
    0

    Thumbs up Re: altura do texto de cota

    Perfeito Fabio, é exatamente isso que eu falo para meus alunos, na duvida: - A norma tecnica responde, o que vale para o desenho em prancheta aplica-se ao desenho digital.

    Citei no exemplo .20 como ilustração pois este valor pode variar conforme a escala desejada (impressão no model, desenho em escala 1/1 com variação aplicada a escala da prancha).

  6. #6
    100 Club
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP - Brazil
    Posts
    181
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: altura do texto de cota

    eu não usaria um "na duvida" eu tenho como regra sempre usar as normas
    quando eu não uso é por uma necessidade muito especifica

    sobre a impressão...
    pelo seu comentario, voce não usa o annotetion scale ainda, certo?

    Quote Originally Posted by vivaldo.chagas View Post
    Perfeito Fabio, é exatamente isso que eu falo para meus alunos, na duvida: - A norma tecnica responde, o que vale para o desenho em prancheta aplica-se ao desenho digital.

    Citei no exemplo .20 como ilustração pois este valor pode variar conforme a escala desejada (impressão no model, desenho em escala 1/1 com variação aplicada a escala da prancha).

  7. #7
    Member
    Join Date
    2008-07
    Location
    Maceió/AL - Brasil
    Posts
    19
    Login to Give a bone
    0

    Post Re: altura do texto de cota

    Quando citei o "na duvida" me referi ao fato de muitos profissionais graduados ou não, acharem que os softwares aceitam qualquer coisa e que a norma tecnica vai ser automatica, bem ao estilo "plotta na escala que der". Como se o responsavel pela plottagem fosse fazer alguma mágica.

    Não podemos fechar os olhos para o fato de muitos profissionais de diversas areas simplesmente desconhecerem as normas tecnicas, seja culpa da qualidade de ensino ou da falta de interesse individual. Quantos alunos¹ eu não tive que desconheciam o porque de um papel A4 corresponder a metade de um A3 ou o porque dessa nomeclatura e isso é só uma das coisas.

    Quanto a Annotative scale, mesmo sabendo da inovação inserida no AutoCAD 2008, que eu utilizo ao fazer meus projetos, acho mais simples pra quem esta iniciando visualizar o tamanho dos textos seguindo uma proporção matemática baseada na escala de plottagem. Pois ainda sigo o que me ensinou uma grande professora de historia da arte: É preciso conhecer o caminho para se chegar ao destino, pois só assim podemos escolher os atalhos.

    Não quero com isso dar a entender que fiquei chateado com o comentário e sim que acredito piamente que a construção do conhecimento é algo progressivo, primeiro se aprende a fazer o feijão com arroz pra depois aprender a "dobradinha".

    ¹ Estudantes e profissionais das areas de: engenharia, arquitetura, topografia, mecanica, edificações e areas correlatas.

  8. #8
    100 Club
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP - Brazil
    Posts
    181
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: altura do texto de cota

    é isso é notorio mesmo
    acredito que isso acontece por causa desta onde de nivelar tudo por baixo, somada com o excesso de "informação inutil"

    então... eu percedi que os meus alunos demoram muito tempo para digerir o principio da mudança de escala dos testos e blocos em um arquivo CAD (isso porque dou treinamento para profissionais formados iniciados no programa). atrevo-me a dizer 90% deles seguem uma tabelinha que roda pela internet sem saber o porque dela.

    por isso achei mais simples passar direito para o tamanho final dos textos e blocos na impressão. já ensinado a usar o annotetion scale, da sua configuração até a preparação de folhas no paper space (particularmente abandonei formatação de folhas pelo model e sempre insentivo aos outros, alunos ou não a fazer o mesmo)

    Quote Originally Posted by vivaldo.chagas View Post
    Quando citei o "na duvida" me referi ao fato de muitos profissionais graduados ou não, acharem que os softwares aceitam qualquer coisa e que a norma tecnica vai ser automatica, bem ao estilo "plotta na escala que der". Como se o responsavel pela plottagem fosse fazer alguma mágica.

    Não podemos fechar os olhos para o fato de muitos profissionais de diversas areas simplesmente desconhecerem as normas tecnicas, seja culpa da qualidade de ensino ou da falta de interesse individual. Quantos alunos¹ eu não tive que desconheciam o porque de um papel A4 corresponder a metade de um A3 ou o porque dessa nomeclatura e isso é só uma das coisas.

    Quanto a Annotative scale, mesmo sabendo da inovação inserida no AutoCAD 2008, que eu utilizo ao fazer meus projetos, acho mais simples pra quem esta iniciando visualizar o tamanho dos textos seguindo uma proporção matemática baseada na escala de plottagem. Pois ainda sigo o que me ensinou uma grande professora de historia da arte: É preciso conhecer o caminho para se chegar ao destino, pois só assim podemos escolher os atalhos.

    Não quero com isso dar a entender que fiquei chateado com o comentário e sim que acredito piamente que a construção do conhecimento é algo progressivo, primeiro se aprende a fazer o feijão com arroz pra depois aprender a "dobradinha".

    ¹ Estudantes e profissionais das areas de: engenharia, arquitetura, topografia, mecanica, edificações e areas correlatas.

  9. #9
    Member
    Join Date
    2008-07
    Location
    Maceió/AL - Brasil
    Posts
    19
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: altura do texto de cota

    Bem sei como é, não posso me dar a esse luxo, pois é muito comum ter alunos acima de 50 anos em minhas turmas ou seja, imaginas a "intimidade" que eles tem com o PC.

    Por varias vezes tive alunos que cairam de para-quedas sem nunca terem ligado 1 computador (informática basica - a estes recomento que tranquem o curso e só depois retornem) por isso apresento os 2 modos pois sei que quem tem mais agilidade aprendera o sistema de layout enquanto os demais ficaram no modo mais facil que é via model mesmo.

    Mas esse é um dos motivos que eu gosto do AutoCAD. O fato dele ser democrático, atendendo a Gregos e Troianos.

  10. #10
    I could stop if I wanted to
    Join Date
    2007-06
    Location
    Belo Horizonte, MG - Brasil
    Posts
    256
    Login to Give a bone
    1

    Default Re: altura do texto de cota

    Sobre qual norma de desenhos vocês falam... pelo que eu sei a NBR 6492, é aque vale para o desenho de arquitetura no Brasil, com isso o menor tamanho de texto é 2.0mm ou a R80... seria bom indicar as referências das normas...
    Saludos
    Guy

Similar Threads

  1. 2012: EXPLANADAS: Talud a altura fija
    By rrvizuete in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 6
    Last Post: 2013-04-08, 08:59 PM
  2. Duvida s.o.s: altura do texto de cotas em viewports
    By mskan_1 in forum AutoCAD General
    Replies: 1
    Last Post: 2011-08-30, 04:29 AM
  3. cota de nivel
    By randiiiii385840 in forum AutoCAD General
    Replies: 2
    Last Post: 2011-06-29, 08:54 AM
  4. Lineas con igual altura
    By jrbe77 in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 4
    Last Post: 2009-11-22, 04:09 AM
  5. Asignar Cota
    By vanegp in forum AutoCAD Map 3D - General
    Replies: 1
    Last Post: 2009-01-16, 06:25 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •