Page 1 of 2 12 LastLast
Results 1 to 10 of 11

Thread: Como proteger a edição de um DWG

  1. #1
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Como proteger a edição de um DWG

    Amigos

    Nas minhas pesquisas encontrei este tema no forum da Cadalyst:
    Proteger os dwg que enviamos para terceiros de forma que só possam ver e imprimir.
    Alguns propõem o uso de dwf ou pdf mas é dificil aos recepientes imprimi-los correctamente, também já constatei isso.
    Também houve quem propusesse para a wishlist (lista de desejos) do Autocad a possibilidae de proteger com password como podemos fazer por exemplo num documento do Word.
    Também sei da existência de software (a pagar!) para esse fim.
    Gostava de saber a vossa opinião e que soluções utilizam aqueles que já protegem os seus ficheiros.

  2. #2
    100 Club
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP - Brazil
    Posts
    181
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    eu particularmente não perco o meu tempo pensando nisso
    todas as soluções que eu já vi até hoje podem ser quebradas e a que vem com o autocad é radical demais

    o que eu tenho como pratica é entregar os arquivos em CD e um termo que dia que qualquer divergencia entre os arquivos do CD com as bases dos terceiros, é de inteira responsabilidade deles

  3. #3
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    Amigos
    Existem muitas situações de aproveitamento indevido dos desenhos em dwg quando este é fornecido, desde clientes que não pagam ao autor a outros, como já vi reportado, que uma vez na posse deles deixam de encomendar mais trabalhos e passam a desenvolver produtos com base nos originais. A situação descrita pelo Arq. Fábio também é válida, quando funciona, mas não é unica. Agradeço mais opiniões.

  4. #4
    Português - Programação Moderator Filipe Francisco's Avatar
    Join Date
    2001-12
    Location
    * PORTUGAL * Sintra *
    Posts
    859
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    Isto é um assunto complicado, quando entregamos um DWG a alguem nao conseguimos controlar o que essa pessoa faz com ele.

    Depende muito dos casos, a password do AutoCAD resulta até um certo ponto, um software que existe no mercado, mesmo assim parece me a melhor opção (faz tudo o que se pretende, consegue se controlar as protecções do DWG).

    Eu faço conforme os casos, normalmente uso o pdf para o efeito, para o cliente ver se esta bem e so leva o dwg quando pago por isso (é uma maneira de nos proteger) depois de entregar mos o DWG deixamos de controla-lo. devemos analisar caso a caso.

    Cumprimentos

  5. #5
    Active Member
    Join Date
    2007-08
    Posts
    54
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    Olá,

    Como não existe protecção total, preferimos pensar que, se elevarmos sempre a qualidade de trabalho para trabalho, quem abusivamente utiliza o que é nosso está a usar matéria ultrapassada e obsoleta .

    Mais a sério, em troca de informação usamos com frequência PDFs, principalmente pela sua universalidade (poucos serão os PC sem um leitor de PDFs), mas raramente o fazemos a pensar em protecção, assim como não utilizamos qualquer outro método nesse sentido. Sempre que nos é solicitado enviamos os respectivos DWGs.
    Por isso, no meio dos que foram enumerados, o formato PDF é talvez o que eu recomendaria, apesar de não oferecer protecção 100% eficaz.
    Existe alguma dificuldade na impressão destes ficheiros mas isso vem muito de uma má configuração na altura da exportação. Se utilizarmos uma escala bem definida, margens mínimas para que não haja um desperdício exagerado de papel, correcta ordem dos objectos preenchidos, etc, haverá certamente uma melhor abertura a ficheiros em PDF.

    Até breve.

  6. #6
    100 Club
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP - Brazil
    Posts
    181
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    para situalções de uso indevido dos seus "projeto" existe uma ferramenta muito importante
    que exisge um habito muito simples

    a ferramente é o contrato de prestação de servições
    e o habito é nunca entregue qualquer arquivo até a assinatura de um contrado
    antes de co contrato, só estudos simples que não impliquem em muitos gastos para o seu escritorio. e mesmo assim impressos e nunca deixe este materia sair pela porta

    Quote Originally Posted by Josue Silva View Post
    Amigos
    Existem muitas situações de aproveitamento indevido dos desenhos em dwg quando este é fornecido, desde clientes que não pagam ao autor a outros, como já vi reportado, que uma vez na posse deles deixam de encomendar mais trabalhos e passam a desenvolver produtos com base nos originais. A situação descrita pelo Arq. Fábio também é válida, quando funciona, mas não é unica. Agradeço mais opiniões.

  7. #7
    100 Club
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP - Brazil
    Posts
    181
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    eu não gosto deo PDF
    ele é muito facilmete convertido novamente em vetor
    por isso imprimo em jpg com pelo menos 150dpi
    arquivos em jpg são bemmasi dificeis de serem usados

    Quote Originally Posted by jorgeanjos View Post
    Olá,

    Como não existe protecção total, preferimos pensar que, se elevarmos sempre a qualidade de trabalho para trabalho, quem abusivamente utiliza o que é nosso está a usar matéria ultrapassada e obsoleta .

    Mais a sério, em troca de informação usamos com frequência PDFs, principalmente pela sua universalidade (poucos serão os PC sem um leitor de PDFs), mas raramente o fazemos a pensar em protecção, assim como não utilizamos qualquer outro método nesse sentido. Sempre que nos é solicitado enviamos os respectivos DWGs.
    Por isso, no meio dos que foram enumerados, o formato PDF é talvez o que eu recomendaria, apesar de não oferecer protecção 100% eficaz.
    Existe alguma dificuldade na impressão destes ficheiros mas isso vem muito de uma má configuração na altura da exportação. Se utilizarmos uma escala bem definida, margens mínimas para que não haja um desperdício exagerado de papel, correcta ordem dos objectos preenchidos, etc, haverá certamente uma melhor abertura a ficheiros em PDF.

    Até breve.

  8. #8
    Active Member
    Join Date
    2007-08
    Posts
    54
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    Quote Originally Posted by arq.fabios View Post
    eu não gosto deo PDF
    ele é muito facilmete convertido novamente em vetor
    por isso imprimo em jpg com pelo menos 150dpi
    arquivos em jpg são bemmasi dificeis de serem usados

    É um facto, daí ter observado que o formato PDF não oferece uma protecção 100% eficaz.

    Como protecção imagens raster (também vectoriáveis) são uma solução, mas existe a dificuldade de impressão à escala.
    Mesmo acrescentada uma escala gráfica às imagens constatei que não era o suficiente porque do outro lada estava sempre alguém que preferia analisar o trabalho em papel e com processos clássicos.

    Até pode haver algum método que garanta alguma segurança e bloqueie os ficheiros dwg ou outro formato digital.
    Mas é "apenas" a protecção digital, nada impede, a não ser a boa-fé, que alguém se apodere do nosso trabalho, seja ele um conceito, uma solução, uma ideia, uma obra de arte...

  9. #9
    100 Club
    Join Date
    2001-02
    Location
    Porto Portugal
    Posts
    128
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    Amigos

    Está interessante este debate. É curioso, ao contrário do que acontece nos forums em Inglês nunca encontramos ninguém (que me tenha apercebido) que sendo funcionário da Autodesk participa nos assuntos mais polémicos do fórum, seria interessante termos a opinião de algum representante da Autodesk Portugal ou Brasil sobre os assuntos que debatemos.
    Para já fiquei a saber que a conversão do pdf para dwg é relativamente fácil.
    Também tive informação sobre softwares de protecção, algum dos amigos conhece, utiliza ou utilizou algum destes programas que nos queira falar disso?
    Gostaria de saber mais opiniões dos nossos membros.
    Obrigado

  10. #10
    100 Club
    Join Date
    2007-05
    Location
    São Paulo - SP - Brazil
    Posts
    181
    Login to Give a bone
    0

    Default Re: Como proteger a edição de um DWG

    então
    o que eu achei com um resultado melhor foi uma lisp que toda na internet desenvolvida em 2002 pro alguem chamado John D. Chapmano nome dela é Lockup
    na verdace ela transforma o seu arquivo em um bloco com nome "*U..."
    o que faz ele não ser listavel pelo comando insert.
    mas usuarios mais experientes conseguem renomear este bloco e burlar a proteção

    o problema neste rotina é, os seus parceiros não vão conseguir trabalhar com a sua base.

    Quote Originally Posted by Josue Silva View Post
    Amigos

    Está interessante este debate. É curioso, ao contrário do que acontece nos forums em Inglês nunca encontramos ninguém (que me tenha apercebido) que sendo funcionário da Autodesk participa nos assuntos mais polémicos do fórum, seria interessante termos a opinião de algum representante da Autodesk Portugal ou Brasil sobre os assuntos que debatemos.
    Para já fiquei a saber que a conversão do pdf para dwg é relativamente fácil.
    Também tive informação sobre softwares de protecção, algum dos amigos conhece, utiliza ou utilizou algum destes programas que nos queira falar disso?
    Gostaria de saber mais opiniões dos nossos membros.
    Obrigado

Page 1 of 2 12 LastLast

Similar Threads

  1. Edição de BLOCOS ATRIBUTADOS
    By fabio.comis in forum AutoCAD General
    Replies: 1
    Last Post: 2010-08-16, 12:51 PM
  2. ¿Como definir un alineamiento como borde de pavimento?
    By tengomuchoexito in forum AutoCAD Civil 3D - General
    Replies: 1
    Last Post: 2009-11-16, 06:24 PM
  3. Bloquear a Ediçao de um Dynamic Block
    By silasjunior in forum AutoCAD General
    Replies: 1
    Last Post: 2009-07-24, 02:51 PM
  4. edição de atributos
    By rapfonseca in forum AutoCAD General
    Replies: 2
    Last Post: 2009-01-29, 01:58 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •